Falta apenas um mês para a estreia de “Adão Negro“, da DC, nas telonas (e para a para a hierarquia de poder no Universo DC mudar para sempre)! Em aquecimento para este momento tão aguardado pelos fãs do personagem, DCnautas e nerds em geral, começa hoje (20) aqui no Portal POPline o Especial “Adão Negro”. Até o lançamento do filme, você irá conhecer a origem dos principais personagens que fazem parte da história; para chegar ao cinema sem nenhuma dúvida prévia! E aí, partiu?
Leia mais:
- Quem é Gavião Negro? – Especial “ADÃO NEGRO”
- Quem é Ciclone? – Especial “ADÃO NEGRO”
- Quem é Senhor Destino? – Especial “ADÃO NEGRO”
- Quem é Sabbac? – Especial “ADÃO NEGRO”
- Quem é Esmaga Átomo? – Especial “ADÃO NEGRO”
Afinal, quem é o Adão Negro?
Criado pelo roteirista Otto Binder e pelo desenhista C. C. Beck, o vilão (e às vezes anti-herói) Adão Negro (ou Black Adam, no original em inglês) fez sua estreia nos quadrinhos na revista “The Marvel Family” #1, publicada em dezembro de 1945 pela editora Fawcett Comics. De lá pra cá, a origem do personagem sofreu algumas alterações, mas a considerada oficial pela DC foi apresentada pelo roteirista Geoff Johns e pelo artista Gary Frank em 2012; durante a fase Os Novos 52.
Há quatro mil anos, o Mago Shazam concedeu ao jovem Aman, um dos habitantes da nação Kahndaq, os poderes dos deuses para vingar sua família e salvar seu povo da opressão. Bastante altruísta, Aman aceitou os poderes com a condição de que eles pudessem ser compartilhados com seu tio, Teth-Adam, que estava morrendo. Ao receber a dádiva, Adam (ou Adão) discordou da abordagem misericordiosa do sobrinho para libertar o povo de Kahndaq, e num ato de frieza, matou o jovem e absorveu todos os poderes para si. Embora ele tenha, de fato, libertado sua nação, e aprisionado os Sete Pecados Capitais (vistos no filme “Shazam!“, de 2019), Adão também abateu o Conselho da Eternidade, antes que o Mago Shazam conseguisse lhe aprisionar.
De volta ao presente, o perigoso Doutor Silvana encontrou sua tumba e o libertou no mundo mais uma vez. Furioso com sua prisão, o agora intitulado Adão Negro partiu atrás do jovem Billy Batson, que havia sido escolhido pelo Mago Shazam como seu novo campeão. Após uma intensa batalha, Billy conseguiu que Adão Negro dissesse a palavra mágica, ‘shazam‘, e voltasse à sua forma humana e envelhecida de quatro mil anos! Billy então levou os restos mortais do vilão para Kahndaq e, posteriormente, um antigo adorador de Teth-Adam se sacrificou para que o deus ganhasse vida. Renascido, Adão Negro assumiu o controle de sua terra-natal mais uma vez, e constantemente perseguiu Billy e toda a família Shazam.
Quais os poderes do Adão Negro?
Assim como o Shazam, os poderes do Adão Negro também advém de seis grandes deuses; mas do antigo Egito, no caso do vilão. Cada letra da palavra mágica ‘shazam‘ representa uma divindade: S – Shu, H – Heru (Hórus), A – Amon, Z – Zehuti (Toth), A – Aton, e M – Mehen.
Ao invocá-los, Adão Negro adquire as seguintes habilidades: imortalidade, super-velocidade, força, resistência, invulnerabilidade, voo, percepções e intelecto magicamente encantados, teletransporte, auto cura e possibilidade de curar outros, e também afinidade com magia.
Leia mais:
- Dwayne Johnson lista diferenças entre Adão Negro e Superman
- Crossover entre Shazam e Adão Negro? Diretor responde!
- “Adão Negro”: “a violência é real e pode ser horrível”, avisa produtor
Adão Negro: herói ou vilão?
Embora tenha nascido como um poderoso vilão, após sua reintrodução nos quadrinhos em meados da década de 90, o Adão Negro assumiu uma personalidade mais branda (porém ainda violenta e controversa). Ele chegou a inclusive fazer parte da Sociedade da Justiça (grupo que está confirmado no filme, aliás); no entanto, por conta de sua postura, ideais e visão ética, a parceria com o grupo não durou muito tempo.
Adão Negro nos cinemas
Sob a direção de Jaume Collet-Serra, o Adão Negro será interpretado no cinema pelo ator Dwayne Johnson; admirador de longa-data do personagem. Marcado para chegar aos cinemas nacionais em 20 de outubro, o filme quase não existiu; pois o plano inicial era introduzir o personagem no filme solo do Shazam, de 2019. Porém, após muita pressão de Dwayne, a Warner concordou em produzir um longa solo do vilão.
Com roteiro assinado por Adam Sztykiel, Rory Haines e Sohrab Noshirvani, é esperado que o filme apresente uma origem um pouco diferente do Adão Negro; mas que mantenha a essência do personagem. Os detalhes iremos descobrir em breve no escurinho do cinema!