Vencedor de um Oscar e maior blockbuster do pós-pandemia, “Avatar: O Caminho da Água” já ultrapassou três meses em cartaz nos cinemas – o que é um feito raro hoje em dia. O filme de James Cameron estreou em 15 de dezembro com o desafio de se tornar “a terceira ou a quarta maior bilheteria da história” para poder dar lucro para os estúdios. As aspas são de uma declaração do próprio cineasta.
Na prática, o que James Cameron queria dizer é que, para cobrir os investimentos de produção e marketing, “Avatar: O Caminho da Água” precisava ultrapassar os US$ 2 bilhões de bilheteria. Na época, apenas cinco filmes tinham conseguido esse feito – incluindo o primeiro “Avatar” (2009), que é a maior bilheteria de todos os tempos, com arrecadação global de US$ 2,8 bilhões. Era um grande desafio, mas foi cumprido.
A marca de US$ 2 bilhões foi cruzada por “Avatar: O Caminho da Água” ainda em janeiro, com pouco mais de um mês em cartaz. O filme se tornou um fenômeno de popularidade, gerando muita curiosidade por conta dos efeitos visuais e da alta tecnologia empregada nele. O segundo “Avatar” também se beneficiou dos ingressos para salas em 3D e tela IMAX, que são mais caros. Sua bilheteria atual é de US$ 2,3 bilhões, sendo US$ 678 milhões só nos Estados Unidos.
Sucesso de “Avatar 2” e “Avatar 3” definirá se haverá 4º e 5º filmes
“Avatar: O Caminho da Água”, de fato, se tornou a terceira maior bilheteria da história – objetivo do estúdio. Ela só perde para “Vingadores: Ultimato” (US$ 2,7 bilhões) e “Avatar” (US$ 2,8 bilhões). James Cameron pode respirar aliviado. Gastar tanto dinheiro para fazer um filme que não desse resultado comercial poderia ser um tiro no pé na carreira.
O terceiro filme da franquia “Avatar” foi gravado junto com o segundo, então já está em pós-produção. Ele ainda terá o reforço da vencedora do Oscar Michelle Yeoh no elenco. A estreia está marcada para 20 de dezembro de 2024. Caso repita o sucesso dos filmes anteriores da franquia, James Cameron promete fazer até o “Avatar 5”.