A Kantar IBOPE Media apresentou hoje (7) em um webinar para o mercado publicitário, uma análise sobre os investimentos publicitários no primeiro trimestre de 2021 que movimentaram mais de R$ 11,2 bilhões. O valor é apenas 1,2% menor do que no mesmo período do ano passado considerando os mesmos meios e canais em ambos os períodos.
A pequena retração pode ser explicada pelo impacto em setores mais afetados pelas medidas de contenção ao Covid-19, como o Turismo (-43%), Bebidas (-27%) e Automotivo (-27%). Por outro lado, setores ligados às nossas vidas dentro de casa intensificaram a comunicação entre janeiro e março, como Imobiliário (+53%), Telecomunicações (+43%) e Eletros & Informática (+36%).
“Ao analisar os dados do começo da pandemia, quando os investimentos entre abril e junho estiveram 20% abaixo do mesmo período de 2019, é possível notar uma estabilização das atividades publicitárias neste começo de 2021”, explica Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.
Os negócios digitais (e-commerce, delivery, fintechs, vídeos sob demanda (VoD) e mídias sociais) apresentaram crescimento significativo nos últimos meses, provavelmente impactado por algumas mudanças de comportamento dos consumidores. Os investimentos desse grupo subiram 37% e as inserções em meios além da Internet, como TV e OOH, cresceram 41%.
Você aumentou seu consumo de bens de consumo massivo (FMCG) em 2020? No início do último ano, globalmente esperava-se uma continuação do crescimento de FMCG perto de 2,5%, mas setor cresceu x4 mais, representando US$ 220 bilhões. Leia mais: https://t.co/SUvQSwa411 pic.twitter.com/LoPMT180Pf
— Kantar Brasil (@Kantar_BR) April 28, 2021
Já individualmente, o VoD aumentou os investimentos publicitários em 151% entre janeiro e março de 2021 versus o mesmo período do ano anterior. Além disso, passou a apostar também em inserções fora da Internet: 53% a mais. O mesmo aconteceu com as Fintechs (71% a mais de investimento publicitário e 202% a mais de inserções além da web) e com o E-commerce (+18% e +148%, respectivamente).
Em tempo, a Kantar IBOPE Media também disponibilizou a leitura completa dos investimentos publicitários em 2020 está disponível no estudo Inside Advertising da Kantar IBOPE Media, que avaliou oito meios de comunicação – cinema, jornal, revista, rádio, TV (aberta e por assinatura), Out of Home e Internet, para conferir clique aqui. Os setores que mais investiram em paid social – mídia paga – foram Serviços ao Consumidor, com 19% do total, Comércio e Telecomunicações – ambos com 15% -, Finanças e Seguros, com 13%; e Eletrônica e Informática com 8%.
#Ecommerce atraiu +2MM de usuários somente no 2º semestre de 2020, alcançando 12,9% dos lares brasileiros! O principal driver foi o #WhatsApp, responsável por 5% do crescimento de 9,4%.
Leia mais: https://t.co/A3CGo4uQAz pic.twitter.com/z7jpWbyBQs— Kantar Brasil (@Kantar_BR) March 17, 2021
Em tempo, no BBB 21, as marcas investiram R$ 530 milhões em cotas para anunciar durante as provas, intervalos e ações dentro do programa, de acordo com a Revista Exame. E, segundo a SemRush, a visibilidade gerou 12 milhões de buscas na internet relacionadas às patrocinadoras. Saiba mais detalhes acessando aqui.