Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Provedor de letras Musixmatch expande negócio para distribuição

Com mais de 500.000 artistas gerenciando suas letras pela plataforma, a Musixmatch acaba de lançar a Musixmatch Pro
Foto: Divulgação

Conhecida e muito utilizada pelo mercado para publicação de letras de músicas em aplicativos com Spotify e Instagram, a Musixmatch anunciou na manhã desta segunda-feira (12) um novo serviço de distribuição, o Musixmatch Pro. Com lançamento previsto para o quarto trimestre de 2021, a empresa diz que tem como objetivo fornecer uma plataforma de autoatendimento “para todos os criadores de música e profissionais”, onde eles podem “verificar os créditos musicais, reivindicar e administrar direitos autorais, distribuir música e ser pagos”.

Estabelecido em 2010, hoje, mais de 500.000 artistas gerenciam suas letras diretamente através do Musixmatch, incluindo artistas como Drake, Billie Eilish, Rolling Stones, Dua Lipa, Jay-Z, Taylor Swift e outros. Além disso, a plataforma é lida por mais de 70 milhões de usuários únicos a cada mês.

“Nossa missão não para por aqui. Embora estejamos super empolgados porque, por meio do Musixmatch, tantos artistas decidiram mostrar suas letras para bilhões de fãs em potencial, reconhecemos que a experiência dos criadores de música ainda é muito fragmentada. Queremos combinar os mundos de gravação e publicação por meio de um único ponto de entrada”, destacam.

O Musixmatch Pro virá na forma de uma nova plataforma independente para web e celular, que pode ser usada não apenas por compositores, músicos e outros tipos de criadores, mas também para seus representantes, como editoras, gravadoras e empresários.

Foto: Divulgação

A empresa revela que o novo serviço funcionará como um “balcão único” para distribuição e contará com ferramentas para verificar e distribuir música, letras, recursos visuais e metadados relacionados. E explica: “cada profissional da música será capaz de gerenciar seu perfil online pessoal e reivindicar créditos para cada música em que já colaborou”.

Os créditos aparecerão nos sites e aplicativos do Musixmatch e serão disponibilizados por meio de uma API para todos os nossos parceiros (como Spotify, Apple Music, Tidal, Amazon Music e mais).

Foto: Divulgação

Além disso, o usuário poderá acompanhar seus royalties por conta própria e ter pagamentos automatizados por meio da carteira pessoal do artista, com estatísticas e declarações de royalties mostrando de onde vêm os royalties e os fãs.

“Em acordos comerciais padrão, os músicos ganham royalties por suas gravações, enquanto os compositores ganham por meio de seus direitos autorais. No entanto, dadas as complexidades do cenário global de licenciamento digital, em particular para compositores menores, tornou-se muito oneroso e caro rastrear royalties globalmente. Como resultado, o número de faixas não pagas continua aumentando”, destacam.

Foto: Divulgação

E completam: “Vamos enfrentá-lo: muitos artistas indie hoje são compositores e performers, então por que eles têm que ter vários lugares para reivindicar seus royalties? Achamos que deveria haver uma solução fácil para tudo isso”.

Leia também: Saiba como adicionar letra a uma música no Instagram

Confira o vídeo de apresentação da Musixmatch Pro:

 

Destaques

#BIZ

Após sete dias de shows, com 750 artistas e público superior a 730 mil pessoas, chegou ao fim o Rock in Rio Brasil 2024,...

#BIZ

Enquanto se prepara para a sua estreia no Palco Mundo do Rock in Rio 2024, Jão foi alvo de rumores que viralizam nas redes...

#BIZ

Após assinarem com o escritório “ZNEC Produções”, da dupla Zé Neto & Cristiano, Diego & Arnaldo firmaram contrato com a gravadora Som Livre. Os...