O forró já nasceu viral. Desde seu surgimento o ritmo embala festas e coloca os brasileiros para dançar em todas as regiões do país. Na era do streaming, o gênero passou a alcançar cada vez mais pessoas por meio de uma nova geração de artistas que reinventam a forma de fazer forró todos os dias, criando subgêneros e conquistando não apenas altas posições dentre as mais ouvidas, mas também espaço nas redes sociais. Pensando nisso, a Deezer lançou uma série documental do projeto original Forró Viral, que traz a história do gênero e de alguns dos artistas em maior exposição nos dias de hoje.
Leia mais:
- Deezer anuncia abertura capital após sete anos da última tentativa de IPO
- Deezer lança recurso de tradução de letras diretamente pelo aplicativo
- Deezer lança o 1º podcast interativo voltado para o público infantil
Com a participação de nomes como João Gomes, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon e Mari Fernandez, que lançaram músicas inéditas e regravações para o projeto, o filme conta com direção e roteiro do pernambucano Ricardo Lago, produtor de grandes clipes de músicas de forró como “Filho do Mato”, de Raí Saia Rodada e “Investe em Mim”, de Jonas Esticado.
O projeto dá voz aos artistas que estrelam o álbum de mesmo nome de uma maneira totalmente diferente do que os fãs estão acostumados. Através de um projeto audiovisual riquíssimo é contada a história do forró bem como dos artistas e de suas próprias jornadas profissionais, enfatizando de maneira inédita e pessoal momentos marcantes de suas trajetórias.
> Clique aqui para assistir o filme completo!
Dividido em seis capítulos, a série passa por diversos tópicos que rodeiam esse universo. Por meio de depoimentos de artistas, empresários e produtores, é apresentado para o público o que é o forró viral, desde sua origem, passando pela transmutação dos estilos, até chegar no que ouvimos hoje, expectativas para o futuro e a importância de plataformas de streaming, como a Deezer, e dancinhas e coreografias que têm contribuído para a viralização das canções.
“Isso é o novo Forró, que vem se construindo e mudando. Hoje nós somos os representantes dessa nova geração”, conta Zé Vaqueiro.
No compasso da música
Com raízes nordestinas e batida vibrante, o ritmo tem ganhado cada vez mais público e atenção no cenário musical nacional e internacional. De acordo com levantamento realizado pela Deezer, quando comparado o Top 20 artistas mais ouvidos entre 2017 até 2021, ano em que a plataforma lançou o Forró Viral, os artistas representantes do segmento passaram de 5% para 30%.
Os números se mostram animadores não apenas para os artistas, mas principalmente para os fãs, que podem presenciar de camarote o crescimento de um ritmo que tende a ganhar cada vez mais espaço no cenário nacional, seguindo a tendência da pesquisa. Para o cantor Henry Freitas, os amantes de forró podem até aumentar suas expectativas, pois o melhor ainda está por vir.
“Não foi explorado nem 10% do que a gente tem a oferecer para a música. O Nordeste é cheio de artistas muito bons que ainda vão chegar pra fazer muito sucesso”, conta entusiasmado o responsável por hits como “Me Bloqueia” e “Mantenha Distância”.
“O forró é viral desde sua criação, não é de hoje que ele vem quebrando barreiras. Esse projeto é a celebração do atual momento que o nosso forró está merecidamente vivendo, cada detalhe foi pensado para que ele tivesse a ótica e a essência nordestina, que diga-se de passagem, é única e apaixonante!”, exalta Polly Ferreira, editora de Forró e Sertanejo da Deezer.
“Tivemos CD promocional, paredão da Deezer com alôzinho dos artistas, forró na Times Square dentre tantas outras ações maravilhosas. Este documentário coroa o Forró Viral de uma forma impactante e única, afinal não tem forma melhor de contarmos essa história do que através de seus protagonistas”, completa.
Lançado no final do ano passado, o projeto “Forró Viral” já conta com um álbum exclusivo com 12 faixas, que traz versões inéditas e regravações de músicas cantadas por grandes nomes virais do gênero na atualidade. Toda a identidade visual do projeto foi desenvolvida pela artista Joana Lira, natural de Recife, Pernambuco.
Confira abaixo a lista de episódios presentes do documentário “Forró Viral”:
- Força que vem do Nordeste
- O que é Forró Viral?
- Do Xote ao Piseiro, do Pé de Serra a Pisadinha
- Vaquejada e mulheres no forró
- Como se produz um hit?
- Qual o futuro do Forró Viral?
Artistas Participantes:
- João Gomes
- Nattan
- Mari Fernandez
- Zé Vaqueiro
- Vitor Fernandes
- Raí Saia Rodada
- Japinha Conde
- Henry Freitas
- Tarcísio do Acordeon
- Eric Land
- Matheus Fernandes