Com a democratização do digital, a indústria musical passou por transformações. Inúmeras empresas e iniciativas surgiram, enquanto que as companhias já presentes no mercado, remodelaram suas atuações. Dentro desse contexto, um profissional importante ganhou ainda mais protagonismo, o“Digital Strategy”, responsável por definir e estudar as principais estratégias que serão seguidas, por meio do digital, para a obtenção de bons resultados.
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O POPline.Biz é Mundo da Música retoma a sua série especial dentro do quadro “Guia MM” que traz referências em atuação no mercado musical para explicar como funciona a rotina, os desafios e oportunidades da sua profissão no nosso setor.
A fim de entender a atuação de “Digital Strategy” dentro de uma Gravadora Musical, o POPline.Biz entrevistou Daniela Barcellos, Gerente comercial e Digital da Som Livre, que contou sobre sua trajetória e visão sobre a sua profissão no mercado musical.
Formada em Administração pela UFF, com MBA em Marketing na PUC e Master em International Business no IAE de Grenoble na França, a executiva que iniciou a sua trajetória na área de Marketing da Ipiranga, fez uma transição de carreira para o mercado do entretenimento, após cinco anos trabalhando no setor. Na sequência, atuou nos canais Globo, Multishow, Canal OFF, Canal BIS e Big Brother Brasil em Pay Per View, sempre na área de Marketing voltada para o trade, durante quase seis anos.
“Nessa fase eu era responsável pela receita publicitária dos canais, e desenvolvia projetos especiais, já envolvendo o tímido mercado digital na época, para marcas nos programas e eventos dos canais, como Prêmio Multishow e transmissão ao vivo do Rock in Rio“, diz Daniela Barcellos.
A experiência de Daniela ainda percorre a gestão do Marketing de um do NorteShopping, um dos maiores shoppings da BRMalls, no qual viveu mais a experiência de ações ligadas ao entretenimento com parceiros como Disney e eOne, e desenvolvendo ferramentas digitais para o consumidor, além do programa de relacionamento infantil, todos com interface com o que existia no digital.
Além disso, Daniela também passou um período morando na China e entrou no mercado da música em 2018, na Som Livre, para assumir a gerência digital da gravadora, onde é responsável pelo relacionamento com todos os parceiros de streaming de música e pela performance digital dos artistas da gravadora.
“Alta performance e crescimento da relevância no digital”
Questionada sobre a sua rotina e as principais atividades de um “Digital Strategy” dentro de uma gravadora, Daniela afirma que as funções envolvem o planejamento de lançamento digital dos artistas junto às áreas de A&R, Marketing e os escritórios, pensando nas melhores estratégias de áudio e vídeo para os lançamentos, sustentações e viradas de faixa de trabalho.
“Sempre com foco em alta performance e crescimento da relevância dos seus talentos no universo digital. Hoje um artista busca volume de streams e views, ouvintes mensais, estar presente com suas músicas nas playlists editoriais das DSP’s e fazer parte das ações especiais com estes parceiros. Que geram muita visibilidade e fortalecimento de imagem tanto para os usuários, quanto para os contratantes de shows e o mercado publicitário. Para isso, o relacionamento próximo com parceiros de streaming é essencial, por isso é a segunda das principais atividades de um profissional de Digital Strategy numa gravadora”, afirma Daniela Barcellos.
A executiva ainda acrescenta que é importante que os times de Label Relations e os Editores tenham conhecimento sobre o planejamento de lançamentos ouçam a música com antecedência, saibam qual é o posicionamento do artista, para que possam contribuir da melhor forma no seu desenvolvimento digital.
“Esse profissional [Digital Strategy] também deve analisar os resultados, comparar performances da gravadora com seus concorrentes, buscar benchmarkings e estar muito antenado nas tendências do mercado digital de música, tanto no Brasil como no mundo”, pontua Barcellos.
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Visão estratégica e olhar antenado às tendências
Quando falamos sobre “estratégias digitais” um universo de oportunidades se abre. Daniela acredita que o profissional desse setor precisa ser curioso, criativo, ter uma visão crítica, antenado, analítico e aberto a novas visões constantemente.
De acordo com a executiva, para atuar nesta área é importante que o profissional saiba de Marketing, e as formações generalistas como Administração ou Engenharia de Produção, e Publicidade, que ajudam a dar uma visão mais estratégica do negócio, que para Daniela “é essencial para o bom desempenho na função de “Digital Strategy” de uma gravadora.”
A profissional destaca que o setor está em crescimento apesar dos grandes desafios enfrentados na pandemia e depois dela. O retorno dos shows presenciais, está ajudando a retomada do crescimento, e durante o período pandêmico, os artistas que trabalharam suas músicas no digital tiveram resultados que os fizeram crescer muito.
“Um dos principais desafios que minha atuação possui hoje é estar muito ligado no que está acontecendo no mercado da música digital internacional, gerar oportunidades aqui a partir disso, ter velocidade de criação e entender que não existe um formato padrão para atuar na música digital com sucesso. Por isso, analisar benchmarkings constantemente, com uma visão crítica e não de que a grama do vizinho é sempre melhor que a nossa, é essencial para o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores de sucesso”, diz a executiva.
Por fim, Daniela ainda pontua: “a música só cresce no digital, as perspectivas de desenvolvimento e crescimento para esse profissional são grandes, porém os desafios econômicos das DSP’s também são, o que acaba por se correlacionar de perto.”
“Conhecer mais as nuances da indústria musical”
Para quem deseja fazer uma transição de carreira ou investir na profissionalização para atuar nesse setor, Daniela explica: “antes de migrar pra área de música, especificamente para uma gravadora, se a pessoa investir no conhecimento do mercado, através de capacitações que envolvam conhecer mais sobre as nuances da indústria da música no digital, além dos variados podcasts e veículos especializados, certamente chegaria nessa posição jogando na frente.”
“Este é um segmento que você não encontra muitos profissionais com experiência prévia, é uma indústria ainda muito recente no digital. Então, se eu pudesse dar uma dica, seria essa, invista seu tempo em conhecer mais sobre a música no digital”, finaliza Daniela Barcellos.
Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.