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Profissão Digital Strategy: Agência de Marketing

O POPline.Biz é Mundo da Música inicia uma série explicando a função do cargo no mercado musical
Judeilton Reis, Head de Social Media da Mynd. Foto: Divulgação

Com a democratização do digital, a indústria musical passou por transformações. Inúmeras empresas e iniciativas surgiram, enquanto que as companhias já presentes no mercado, remodelaram suas atuações. Dentro desse contexto, um profissional importante ganhou ainda mais protagonismo, o “Digital Strategy”, responsável por definir e estudar as principais estratégias que serão seguidas, por meio do digital, para a obtenção de bons resultados.

O POPline.Biz é Mundo da Música retoma a sua série especial dentro do quadro “Guia MM” que traz referências em atuação no mercado musical para explicar como funciona a rotina, os desafios e oportunidades da sua profissão no nosso setor.

A fim de entender a atuação do “Digital Strategy” dentro de agência de agência de marketing de influência e entretenimento, o POPline.Biz entrevistou Judeilton Reis,  Head de Social Media da Mynd, que contou  sobre sua trajetória e visão sobre a sua profissão no mercado musical.

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Com 16 anos, Judeilton Reis começou a sua trajetória profissional. O Digital Strategy, que já trabalhou como vendedor e operador de telemarketing, cursou a faculdade de Publicidade e Propaganda. Na universidade, ele conseguiu o seu primeiro estágio em uma agência para cuidar do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) de marcas como Renault, Cacau Show, L’Oreal Paris e Banco Original

Nesse período, Jude, como é chamado, teve acesso a outros departamentos da empresa. Lá, nasceu o encantamento na área de conteúdo. No entanto, não deram a ele a oportunidade de se desenvolver na área.

Depois de um ano no ramo, ele conseguiu o primeiro emprego fixo, em uma agência para cuidar do conteúdo de redes sociais de artistas como Cleo, Luísa Sonza, Banda Eva, Mc Zaac e marcas como Arezzo e Tidal. 

Essa experiência abriu portas para a carreira de Jude, como, por exemplo, o convite para entrar na Mynd, agência de marketing de influência e entretenimento, no qual ele atua hoje como Head de Social Media, cuidando da parte de conteúdo, estratégia e planejamento dos agenciados.

A rotina de Jude é  bem dinâmica. Líder de um time com mais de 20 pessoas, ele junto a sua equipe, cuidam dos mais diversos influenciadores, artistas e músicos. 

“Todos os dias estamos pensando em estratégias que possam potencializar a imagem dos nossos talentos. Além disso, estamos sempre atentos às tendências de mercado e aos acontecimentos do mundo para uma melhor construção de marca pessoal.”

Judeilton Reis, Head de Social Media da Mynd. Foto: Divulgação

As redes sociais são vivas e dinâmicas, por isso, Jude acredita que um bom profissional de Digital Strategy precisa estar atento ao que acontece de novo. Além disso, ele aponta que é  preciso também ter uma análise do mercado, da concorrência e ter novos insights, afinal, tudo pode ser visto por uma outra ótica e gerar novas oportunidades. 

“É importante que a pessoa acompanhe o dia a dia do talento, pois quanto mais você entende a mentalidade da pessoa, mais assertivo você pode ser no desenvolvimento das estratégias.”

Para atuar como Digital Strategy, Jude acredita que qualquer profissional de comunicação já está um passo à frente nessa área. No entanto, ele enfatiza que isso não é uma regra. 

“O mais importante é ser uma pessoa antenada, curiosa e que goste de pensar estrategicamente”, aconselha.

Judeilton Reis, Head de Social Media da Mynd. Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Jude, o mercado de marketing de influência está em expansão no país. Segundo pesquisa da Nielsen, a área cresceu mais de 50% nos últimos dois anos no Brasil e, atualmente, já existem mais influenciadores do que dentistas ou engenheiros. 

“Isso revela a força dessa área, mas, ao mesmo tempo, mostra que ainda faltam profissionais que realmente entendam como usar estrategicamente as plataformas digitais. Entre os desafios, acredito que é cada vez mais difícil ser criativo e inovador em um ambiente que vive em constante pressão. Isso acaba reduzindo o potencial do profissional, mas, ao mesmo tempo, se torna um exercício incrível.”

Para os que desejam fazer uma transição de carreira ou investir na profissionalização para atuar neste setor, Jude diz que estudar sempre é o caminho. Mas, além da sala de aula, é importante estar atento às referências que podem ser encontradas, por exemplo,  em músicas, filmes, livros e documentários. 

“É importante treinar o olhar para conseguir analisar e captar diferenciais. Às vezes, por exemplo, podemos tirar de uma série um insight para criar uma estratégia de lançamento. Então, minha dica seria para o profissional se aprofundar em cursos e em conteúdos que possam agregar ao aprendizado”, conclui.

Judeilton Reis, Head de Social Media da Mynd. Foto: Divulgação

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