Enviar músicas novas para TikTokers criarem dancinha parece novidade, mas já está ficando no passado. O modelo do negócio evoluiu: agora, produtores musicas estão levando criadores de DC (dance challenge) para o estúdio e inclui os influenciadores no processo de criação da música.
Leia mais:
- MTV e TikTok fecham acordo para transmissão do MTV MIAW 2022
- Para Zé Felipe, não apostar em trends do TikTok é uma “burrice”
- Vem aí? Lady Gaga e Madonna passam a se seguir no TikTok
- Muito além da música: TikTok é ferramenta para emplacar livros entre best-sellers
O POPline apurou como tem funcionado a parceria. O influenciador escuta a música e interfere nos beats e até na letra da composição. O objetivo é bem claro: tornar a música mais viral possível. Antes mesmo da música chegar nas plataformas, o criador tem a oportunidade de postar o trecho exclusivo com sua dancinha.
No acordo, fica combinado que o TikToker terá que repetir a dança de várias formas, até mesmo com amigos criadores que fazem parte do seu “squad”. Dessa forma, as chances do algoritmo chinês alcançar mais usuários aumentam.
Viralizar uma música no TikTok é reflexo de sucesso. Rapidamente, a faixa passa a ser consumida e incluída nas playlists das plataformas de streaming. No YouTube, por exemplo, um videoclipe para bater milhões de visualizações atualmente precisa do interesse popular gerado pela rede de vídeos curtos.
A discussão a partir de agora é que se, além do cachê para criar e publicar a “dancinha”, os creators também merecem participação nos direitos autorais do hit. Será que em breve veremos influenciadores creditados como compositores/produtores nas músicas?
Beyoncé fecha parceria com TikTok e traz todo seu catálogo para a plataforma
A verdade é que Queen B está mais on do que nunca! Dando início a era “RENAISSANCE”, que teve pontapé inicial com a música “Break My Soul“, Beyoncé prova que está de olho nas tendência globais e, após criar um perfil oficial no TikTok, a artista firmou uma parceria com a plataforma de vídeos curtos e, agora, vai disponibilizar todo seu catálogo de hits por lá!
De acordo com informações da “Variety”, os usuários do TikTok vão poder reproduzir challenges e criar conteúdos com os mais diversos hits da diva pop. As músicas incluem seu novo single, “Break My Soul”, e sucessos como “Halo”, “Single Ladies”, “Craxy in Love”, “Irreplaceable”, e mais.
Vale destacar que o perfil, horas depois de ter sido verificado pelo app, já contava com mais de 3,3 milhões de seguidores. A estrela, que está às voltas com seu novo e muito aguardado lançamento, comemorou. “Ver vocês soltando o rebolado me deixou tão feliz!”, escreveu na legenda. “Muito obrigada por todo o amor que estão dando à música nova. Com amor, B”.