Em 10 de janeiro deste ano, o rapper TZ da Coronel publicou um vídeo no TikTok, com um trecho da música “Qual é seu desejo?”. Em vinte e quatro horas, o áudio tornou-se viral na plataforma. Com dados exclusivos do TikTok para o Portal POPline.biz É Mundo da Música, saiba mais sobre a trend. Em entrevista, Carolina Moreira, Líder de Relacionamento com Artistas do TikTok Brasil, e Dani Faria, especialista em música urbana e CEO da Urban Pop, analisam o potencial estratégico das prévias para o impulsionamento de carreiras.
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@tzdacoroneloficial Quem quer q nos lanca essa logo ???? #tzdacoronel #ryutherunner ♬ original sound – tzdacoronel
Um fã de TZ da Coronel foi responsável por transformar o vídeo original da conta do artista em áudio. Com o post, mais de 79 mil publicações foram feitas pelo público, numa onda que criou uma tendência na rede, segundo os dados exclusivos do TikTok para o POPline.biz.
Enquanto isso, a prévia da música também ganhou destaque quando a modelo Pietra Abreu, namorada de TZ, lançou a versão para a tendência ‘beijos’ do TikTok. Desde a publicação da prévia pelo rapper até o lançamento oficial da versão de estúdio, em 29 de fevereiro, a música foi trabalhada nas redes por quarenta e nove dias.
“Foi uma plataforma muito importante para esse lançamento, fortaleceu muito nos resultados antes mesmo da música ser lançada, só com uma pequena prévia. Viralizou de várias formas, através de trends que foram sendo criadas com o refrão e dos modelos CapCut”, afirma TZ da Coronel.
Para o mercado fonográfico, as impressões das prévias podem ser trabalhadas para o aumento do alcance dos artistas.
Segundo Carolina Moreira, Líder de Relacionamento com Artistas no TikTok Brasil, a plataforma investe em ferramentas para a interação entre fãs e artistas.
“A música está no DNA do TikTok. Os destaques das paradas musicais – caso do TZ da Coronel – são, com grande frequência, hits que nasceram na plataforma. O TikTok é uma ferramenta poderosa para músicos emergentes e estabelecidos alcançarem fãs e se conectarem de forma original com suas audiências”, declara Carolina Moreira, do TikTok Brasil.
Segundo o TikTok, 127 mil vídeos haviam sido criados com o áudio de TZ da Coronel até 27 de março. Ao todo, no mesmo período, foram geradas 431 milhões de visualizações em todos os conteúdos produzidos na trend. Em 30 dias, a conta de TZ da Coronel na rede social ganhou 370,16 mil novos seguidores.
“Depois de deixar a música aquecida, com o lançamento se consegue chegar em rankings como Em Alta no YouTube e Top 50 do Spotify. Foi isso que rolou com “Qual é seu desejo?”, avalia Dani Faria, especialista em música urbana e CEO do selo Urban Pop.
Estratégia
Nas redes sociais, o comportamento de TZ da Coronel envolve os fãs com prévias de outras músicas ainda não lançadas.
“A prévia é uma forma estratégica de mostrar a música para o público antes de lançar e saber qual vai ser a reação. Com um lançamento programado, soltar a prévia ajuda a sentir o retorno do público, quanto de views se alcança. Organicamente TZ também solta algumas prévias, mesmo sem planos para lançamento, e os fãs repostam muito. É um termômetro muito bom para a organização dos lançamentos, já que a expectativa do público é alta”, explica Dani Faria.
No caso de TZ da Coronel, o relacionamento com os fãs é uma das principais características que impulsionam suas obras. Para Dani Faria, a dedicação dos fãs catalisa a estratégia de prévias.
“Existe um trabalho de fan base. TZ é low profile nas redes sociais, mas mantém uma relação próxima dos fãs, dando exclusivas e levando administradores das páginas de fãs nos shows. Isso fomenta as prévias e direciona o som dele para grandes números”, observa a especialista em música urbana.
Com a dinâmica do TikTok, aplicativos como CapCut ampliam a possibilidade de compartilhamento, com modelos de edição disponíveis para os usuários replicarem.
Em “Qual é seu desejo?”, ao menos cinco formatos foram responsáveis por espalharem o hit. Após o lançamento oficial, a faixa foi inserida nos streamings de música e apareceu no BR Spotify Charts.
“Oferecemos aos criadores e artistas a melhor experiência de uso, seja por meio dos diversos filtros e tendências que estimulam a criação de conteúdo utilizando músicas que têm se destacado, seja pelas novas ferramentas para artistas de música certificados que lançamos nos últimos meses. Estamos sempre investindo em novas tecnologias e ferramentas que permitem tornar a experiência de fãs e artistas cada vez mais autêntica e criativa”, completa Carolina Moreira, Líder de Relacionamento com Artistas no TikTok Brasil.