Na noite da terça-feira (18), o Prêmio Multishow reforçou a relação entre fãs e artistas, enaltecendo o laço entre eles e promovendo encontros durante a cerimônia. O trio formado por Marcos Mion, Linn da Quebrada e Gloria Groove comandou a festa, realizada no Rio de Janeiro. Com as ativações e dinâmicas que trabalharam o conceito fan-centric, a maior premiação de música do país revelou os vencedores das 13 categorias.
Para chegar aos nomes dos indicados, a premiação conta com um júri técnico, da Academia Prêmio Multishow, composto por mais de 600 pessoas ligadas ao ecossistema da música. Helena Daibert, Gerente de Marketing do canal, conta que todos os anos o canal revisita os integrantes e, para esta edição, novos nomes se juntaram ao time.
“A curadoria leva em conta a necessidade de ter um júri plural em todos os sentidos, para que o resultado das indicações refletisse a multiculturalidade do nosso país. Na primeira fase de votações, a Academia teve cerca de um mês para avaliar e indicar seus favoritos nas categorias.”
Leia Mais:
- De barco e tudo, Jão leva a turnê “Pirata” para o Prêmio Multishow 2022
- Thiaguinho canta hits próprios e de outros artistas no Prêmio Multishow
- Liniker e Dona Onete se apresentam no palco do Prêmio Multishow 2022
Outra novidade deste ano foi a substituição das categorias Cantor e Cantora do Ano por Artista do Ano e Voz do Ano. Além disso, foi criado um Comitê de Diversidade, que terá atuação perene, com a missão de observar as últimas edições e sugerir transformações em diversas frentes.
“Diversidade e inclusão são responsabilidades de toda a sociedade e sabemos que, como principal premiação da indústria musical nacional, temos um papel importante a desempenhar. Estamos em constante evolução e temos a consciência de que este é um trabalho diário, mas estamos muito felizes de já termos implementado mudanças importantes nesta edição. O Comitê tem um papel importantíssimo de reforçar esse nosso compromisso com a diversidade, ampliando a representatividade do prêmio, para que seja cada vez mais plural. A partir desta edição, substituímos as categorias de Cantor e Cantora do Ano por Artista do Ano e Voz do Ano, e ampliamos o número de indicados por categoria de cinco para oito.”
> Prêmio Multishow: confira a lista completa de vencedores
Ainda de acordo com Helena Daibert, o conceito desta edição, ‘Mais Perto do que Nunca’, foi desenvolvido a partir de insights gerados pela pesquisa que o Multishow fez em parceria com a Futures United (Box1824), que analisou tendências e entrevistou diversas pessoas do ecossistema da música.
“A ideia foi celebrar o poder dos fãs e reconhecer a sua importância para a música, elevando-os à posição de protagonistas. O conceito teve desdobramentos em toda esta edição. No digital, nos bastidores, em todas as frentes da cobertura. Eles também fizeram parte da nossa campanha publicitária e dos anúncios das performances nas nossas redes. Alguns até mesmo subiram ao palco da cerimônia para receber troféus”, diz Helena Daibert.
Prêmio Multishow: O foco no digital
Outro ponto que esteve em evidência nesta edição foi o foco no digital. Além da presença de personalidades de grande peso para o meio online, como Pequena Lo, Nicole Bahls e Blogueirinha, o canal apostou ainda mais na interação com o público de casa.
“Partimos do fã no centro da atuação em todo o nosso ecossistema digital. Ele esteve presente em todas as frentes da cobertura, nos bastidores e até mesmo nas narrativas de segunda tela que criamos para as plataformas. Por exemplo, enquanto a premiação acontecia na TV, fãs da categoria Artista do Ano disputaram um game comandado por Priscilla Alcantara e Blogueirinha (tudo transmitido no canal Humor Multishow, no YouTube, e no site do Multishow). E na cobertura de bastidores, eles também tiveram voz e mostraram nas redes tudo o que aconteceu por lá. A ideia foi trazê-los para o conteúdo de forma que contribuíssem com a narrativa criada”, explica Jorge Carrasco, Head de Redes Sociais do Multishow.
Prêmio Multishow: Confira as categorias e os vencedores
Música do Ano: Envolver – Anitta
Grupo do Ano: Lagum
Dupla do Ano: Maiara & Maraisa
Álbum do Ano: LUME – Filipe Ret
> Confira a estratégia de marketing por trás do lançamento de “LUME”, de Filipe Ret
Revelação do Ano: Ana Castela
> Quem é Ana Castela, destaque no estilo “Agrogirl”, que alcançou o Top 1 nacional?
Artista do Ano: Anitta
Voz do Ano: Gloria Groove
Show do Ano: Alexandre Pires e Seu Jorge
Hit do Ano: Maldivas – Ludmilla
Clipe TVZ do Ano: Boys Don’t Cry – Anitta
Categorias técnicas:
Instrumentista do ano: Pretinho da Serrinha
Capa do Ano: Fé – Iza
Produtor Musical do Ano: Papatinho