A Academia Brasileira de Cinema anunciou os vencedores do Prêmio Grande Otelo 2024 – o maior do setor no país – na quarta (28/8), em cerimônia no Rio de Janeiro. “Pedágio” foi eleito o melhor longa-metragem de ficção, mas “O Sequestro do Voo 375” foi o maior vencedor da noite, com seis troféus.
Leia mais:
- Filme “O Sequestro do Voo 375” mostra caso que inspirou Osama Bin Laden
- “Motel Destino”, novo filme de Karim Aïnouz, é bom?
- “MMA – Meu Melhor Amigo”: Marcos Mion volta a atuar em trailer
- Bruna Marquezine é escalada para filme com Fernanda Montenegro
Enquanto “Pedágio” venceu as categorias de melhor longa de ficção, direção (Carolina Markowicz) e roteiro original (Carolina Markowicz), “O Sequestro do Voo 375” venceu em melhor ator coadjuvante de longa-metragem (Jorge Paz), melhor roteiro adaptado (Luisa Silvestre e Mikael de Alburquerque), direção de arte (Rafel Ronconi), montagem (Lucas Gonzaga e Gustavo Vasconcelos), som (Sérgio Scliar, Miriam Biderman, ABC e Ricardos Reis, ABC) e efeito visual (Marcelo Cunha e Joaquim Moreno).
“Mussum, o Filmis” também se destacou, com quatro troféus – melhor ator de longa-metragem (Ailton Graça), figurino (Cassio Brasil), maquiagem (Maria Pin e Martín Macias Trujillo) e primeira direção de longa (Silvio Guindane).
Confira os vencedores do Prêmio Grande Otelo 2024
MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO: “Pedágio”
MELHOR DIREÇÃO: Carolina Markowicz, de “Pedágio”
MELHOR ATRIZ DE LONGA-METRAGEM: Vera Holtz, de “Tia Virgínia”
MELHOR ATOR DE LONGA-METRAGEM: Ailton Graça, de “Mussum, o Filmis”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM: Arlete Salles, de “Tia Virgínia”
MELHOR ATOR COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM: Jorge Paz, de “O Sequestro do Voo 375”
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Carolina Markowicz, de “Pedágio”
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Luisa Silvestre e Mikael de Alburquerque, de “O Sequestro do Voo 375”
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Adrian Teijido, de “O Rio do Desejo”
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Rafael Ronconi, de “O Sequestro do Voo 375”
MELHOR MONTAGEM: Lucas Gonzaga e Gustavo Vasconcelos, de “O Sequestro do Voo 375”
MELHOR TRILHA SONORA: Dado Villa-Lobos, de “Aumenta Que É Rock’n’roll”
MELHOR FIGURINO: Cassio Brasil, de “Mussum, o Filmis”
MELHOR MAQUIAGEM: Maria Pin e Martín Macias Trujillo, de “Mussum, o Filmis”
MELHOR SOM: Sérgio Scliar, Miriam Biderman, ABC e Ricardos Reis, ABC, de “O Sequestro do Voo 375”
MELHOR EFEITO VISUAL: Marcelo Cunha e Joaquim Moreno, de “O Sequestro do Voo 375”
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM: Silvio Guidane, de “Mussum, o Filmis”
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO: “Perlimps”
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO: “Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você”
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA: “Pérola”
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL: “Turma da Mônica Jovem – Reflexo do Medo”
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO: “A Sociedade da Neve”
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO: “A Menina e o Mar”
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO: “Mulher Vestida de Sol”
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO: “Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando”
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO: “Cangaço Novo”
MELHOR ATRIZ SÉRIE DE FICÇÃO: Alice Carvalho, de “Cangaço Novo”
MELHOR ATOR SÉRIE DE FICÇÃO: Julio Andrade, de “Betinho – No Fio da Navalha”
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE DOCUMENTÁRIO: “O Caso Escola Base”
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO: “Esquadrão do Mar Azul”