in ,

Filme “O Sequestro do Voo 375” mostra caso que inspirou Osama Bin Laden

Para o atentado terrorista às Torres Gêmeas em 2001, Osama Bin Laden estudou sequestro de avião brasileiro, ocorrido em 1988.

Filme "O Sequestro do Voo 375" mostra caso que inspirou Osama Bin Laden
(Foto: Divulgação)

Novidade nos cinemas, o filme “O Sequestro do Voo 375” conta a história de um caso real que ocorreu em 1988: o sequestro de um voo com objetivo de matar o Presidente José Sarney. O episódio, amplamente noticiado nos jornais e na TV na época, serviu de inspiração para o terrorista Osama Bin Laden armar a estratégia do atentado terrorista às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, em 2001.

Veja o trailer do filme:

Leia mais:

Como foi a histórica? Em 29 de setembro de 1988, um homem armado chamado Raimundo Nonato Alves da Conceição sequestrou um voo da Vasp com destino ao Rio de Janeiro. Ele matou o co-piloto, instaurou o pânico na tripulação e nos passageiros, e obrigou o piloto a mudar a rota para Brasília. Seu objetivo era jogar o avião em cima do Planalto para matar o Presidente da República José Sarney.

O atentado ao chefe de estado acabou não acontecendo, graças a um pouso forçado em Goiânia, e a situação foi contornada. Raimundo queria matar o presidente por promessas que não haviam sido cumpridas. O Brasil vivia uma época de alta inflação e desemprego, o que deixou o homem desesperado. Ele acabou sendo alvejado pela Polícia Federal e morreu dias depois no hospital.

Osama Bin Laden estudou o caso de Raimundo

A tentativa de atentado terrorista no Brasil inspirou Osama Bin Laden. Quando ele foi capturado e morto pelas autoridades dos Estados Unidos em 2011, páginas de jornal com o caso do voo da Vasp foram encontradas em seu arquivo. Ou seja, Osama Bin Laden havia estudado o sequestro do voo feito por Raimundo Nonato Alves da Conceição.

Filme "O Sequestro do Voo 375" mostra caso que inspirou Osama Bin Laden
(Foto: Divulgação)

A história agora é resgatada com o filme “O Sequestro do Voo 375”, idealizado por Constâncio Viana após uma década de longa pesquisa. O papel de Raimundo Nonato é do ator Jorge Paz. O elenco inclui ainda Danilo Grangheia, Roberta Gualda, Gabriel Godoy, César Mello, Juliana Alves, Wagner Santisteban, Arianne Botelho, Diego Montez, Claudio Jaborandy, Johnnas Oliva e Adriano Garib, com direção de Marcus Baldini.