Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Dia da Visibilidade Trans: Prefeitura do Rio lança campanha ‘Falas Vivas’

“É urgente refletirmos sobre raça, etarismo e perspectivas de vida digna para a comunidade trans, que ainda é tão desumanizada”, destaca Lis Lemes, conscientizadora digital e assessora de projetos da CEDS
Prefeitura do Rio de Janeiro lança campanha "Falas Vivas" no Dia da Visibilidade Trans
Prefeitura do Rio de Janeiro lança campanha "Falas Vivas" no Dia da Visibilidade Trans. Foto: MARCOS DE PAULA/PREFEITURA DO RIO

Vivas, potentes e com voz. Esta é a mensagem sobre pessoas trans e travestis que a Prefeitura do Rio pretende passar com a campanha “Falas Vivas”, produzida pela Secretaria de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS).

Disponível nas redes sociais neste sábado (29), Dia da Visibilidade Trans, o vídeo traz depoimentos de cariocas de diferentes gerações, com o objetivo de mostrar que é possível vencer as estatísticas e, mais que sobreviver, existir com dignidade no país que mais mata travestis no mundo.

Leia Mais:

Gravada no Museu de Arte do Rio, a produção é protagonizada por duas mulheres trans negras com mais de 60 anos: a coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Capital I, Denise Taynah França, e a assessora da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher do Rio (SPM) Kathyla Valverde.

No vídeo, elas dialogam com uma jovem trans — Lis Lemes, conscientizadora digital e assessora de projetos da CEDS — sobre o significado de sua identidade de gênero, as mudanças na percepção da sociedade sobre suas vidas ao longo do tempo e a discriminação que ainda enfrentam.

“A média de vida da população travesti e transexual continua a esbarrar em 35 anos. Quando fazemos um recorte em relação à raça, a vulnerabilidade dessas pessoas é ainda maior. A campanha busca mostrar a vivência de pessoas que venceram essas estatísticas e dizer que é possível, para quem está começando, olhar para esses exemplos e ter esperança. É urgente refletirmos sobre raça, etarismo e perspectivas de vida digna para a comunidade trans, que ainda é tão desumanizada”, destaca Lis, que, além de participante, também é co-idealizadora do vídeo.

Campanha "Falas Vivas" da Prefeitura do Rio de Janeiro para o Dia da Visibilidade Trans

Campanha “Falas Vivas” da Prefeitura do Rio de Janeiro para o Dia da Visibilidade Trans. Fotos: MARCOS DE PAULA/PREFEITURA DO RIO

Ações na Semana da Visibilidade Trans

Nas redes sociais, já estão disponíveis duas lives promovidas pela CEDS durante a Semana da Visibilidade Trans. Realizada em parceria com o POPline, a live “Visibilidade Trans por Possibilidades” reuniu personalidades como a influenciadora digital e ex-BBB Ariadna Arantes, o cantor trans Nick Cruz, o criador de conteúdo Stefan Costa e o cantor Beni Falcone.

O bate-papo pode ser assistido na íntegra no perfil do Instagram @portalpopline. Já a live “Vivências e saúde transmasculines” abordou pautas específicas dos homens trans, e também está disponível no Instagram, em @cedsrio.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por POPline 🎧 (@portalpopline)


Celebrado em 29 de Janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans remonta ao lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, em 2004, que marcou a história da luta contra a transfobia. Segundo a ONG Transgender Europe, que monitora a violência contra pessoas trans em todo o mundo, o Brasil ainda lidera o ranking de nações que mais matam trans e travestis. Em 2020, foram 175 pessoas trans assassinadas no país, segundo levantamento da Associação Nacional de Trans e Travestis (ANTRA).

Mais do que lembrar que pessoas trans e travestis existem e merecem respeito, o Dia da Visibilidade Trans traz destaque à outras demandas desta população, como a dificuldade de acesso à saúde, educação e trabalho.

Para enfrentar estes problemas, a Secretaria de Governo e Integridade Pública, por meio da coordenadoria executiva da Diversidade Sexual, tem promovido projetos como o Garupa, que cadastrou mais de 700 pessoas trans na rede pública de saúde, numa parceria com a coordenadoria de Relações Internacionais e a Secretaria Municipal de Saúde, e o Capacitrans, que ofereceu formação em empreendedorismo a 30 pessoas trans.

Destaques

#Noticias

Camila Cabello revelou, nesta semana, que conheceu e conversou com Beyoncé neste ano. Durante uma entrevista a um podcast norte-americano, a cantora revelou que...

#Noticias

Regina Duarte, que viveu a Raquel de “Vale Tudo” em 1988, está afastada da atuação desde que assumiu um cargo político. No entanto, a...

#Noticias

A partir do fim de novembro, os fãs do Jão de oito estados do Brasil poderão celebrar a chegada do fim de ano com...