Considerado um dos principais eventos do mercado da música em escala global, o Midem está garantido no primeiro trimestre de 2023, em Cannes, na França. Após o anúncio em dezembro de 2021 que a RX France deixaria a organização da conferência e que a edição de 2022, prevista para junho estaria cancelada, o futuro do Midem estava cercado por incertezas. A Prefeitura de Cannes adquiriu o Midem e promete que o evento será remodelado e passará a refletir, ainda mais, os novos desafios e oportunidades da indústria musical.
Leia Mais:
- RX France cancela Midem 2022 e deixa organização do evento
- Evento de negócios na música, Midem anuncia edição gratuita
- Sua Música é a única startup brasileira finalista do MidemLab 2020
De acordo com o MBW, a negociação entre a RX France e a Câmara Municipal de Cannes durou um ano. Confirmando o retorno do Midem, a Prefeitura de Cannes anunciou que está assumindo a marca Midem – sob a liderança do prefeito de Cannes, David Lisnard – para dar “um segundo fôlego”.
Em um comunicado, a organização acrescentou que o Midem agora “renasce para se adaptar às mudanças na indústria fonográfica”. A cidade de Cannes diz que consultou “vários profissionais” que representam os negócios musicais franceses e globais, incluindo grandes gravadoras independentes, organizadores de shows ao vivo, plataformas de streaming, associações de autores profissionais, entre outros.
Diz que o fez “para oferecer um programa qualitativo [para Midem] o mais próximo possível das realidades e desenvolvimentos do setor [da música]”. A autarquia afirma ainda que o novo Midem “dará um lugar de destaque às inovações tecnológicas” e “procurará reforçar a dimensão cultural” do evento – através da organização de concertos de música nos futuros Midems para residentes e visitantes de Cannes.
Histórico do Midem e os desafios durante a pandemia
O número de presenças do Midem em 2019 aumentou em 2018 (4.800) e 2017 (4.400), mas significativamente abaixo dos anos anteriores. Uma delegação de 10.000 visitantes compareceu em 2001, por exemplo.
Segundo a Prefeitura de Cannes, o evento foi “impactado por mudanças relacionadas ao digital”, desde o início dos anos 2010, “marcado pela ascensão das plataformas online [e] streaming”. A autarquia da cidade acrescenta que “a crise sanitária, bem como a reorganização da atividade da empresa RX levaram [a empresa] a desistir da organização da Midem”.
A cidade de Cannes diz que seu objetivo para Midem é que ele se torne o “ponto de encontro global imperdível para o negócio da música”, que promete “será acessível ao maior número possível de pessoas, graças a preços acessíveis de credenciamento”. O Midem foi totalmente digital devido às restrições do COVID-19 em 2020 e 2021.
Confirmando o renascimento do evento, David Lisnard, prefeito de Cannes, disse: “Organizado desde 1967 em Cannes, o Mercado Internacional de Gravações e Editoração Musical [MIDEM] foi o maior evento global anual dedicado à cena musical.
“Para redescobrir este evento emblemático do calendário de Cannes, a cidade de Cannes está assumindo o Midem para que se torne novamente o ponto de encontro essencial para profissionais da música de todo o mundo. Manter este show em Cannes representa um desafio econômico para o emprego local e atratividade para o destino.”, afirma Lisnard.
Em um e-mail enviado em dezembro de 2021 aos participantes do Midem e assinado pelo diretor do Midem, Alexandre Deniot, os organizadores anteriores do Midem observaram que “devido à pandemia duradoura e após uma revisão de sua atividade, a RX France decidiu não mais organizar os eventos Midem”. Deniot acrescentou: “É com pesar que estamos cancelando a edição Midem 2022, agendada em Cannes de 7 a 10 de junho de 2022”.
Por meio da aquisição da Prefeitura de Cannes, o Midem promete iniciar uma nova etapa em escala global para os eventos da indústria musical.