Entre muitos momentos de emoção, celebração e música, o Oscar 2022 também foi palco de um momento bastante tenso, quando Will Smith agrediu Chris Rock após uma piada sobre sua esposa, Jada Pinkett Smith. Mas, por que Will agrediu Chris Rock?
A gente te explica.
> Oscar 2022: Will Smith agride Chris Rock no palco (veja o vídeo!)
Leia mais:
- Perdeu? Veja a aparição do BTS no Oscar 2022!
- Encontros de milhões: 10 fotos dos bastidores do Oscar 2022
- Oscar 2022: Veja todas as performances da principal premiação do cinema mundial
Enquanto Chris Rock fazia piadas com várias pessoas da plateia antes de apresentar uma das categorias, o comediante chegou no casal Will e Jada Pinkett Smith e brincou: “Jada, eu te amo. ‘G.I. Jane 2’, mal posso esperar para ver.”
A piada faz alusão ao fato de Demi Moore, que protagoniza “G.I. Jane”, raspar o cabelo no filme, e que Jada está atualmente de cabelo raspado. A piada causou um momento de desconforto na plateia, já que Jada tem o cabelo raspado não por escolha, mas por sofrer de alopecia, uma doença auto-imune que causa perda de pelos em todo o corpo. A atriz compartilha há algum tempo como convive com essa condição.
Leia mais:
- Oscar 2022: Confira a lista completa de vencedores
- Oscar 2022 faz um minuto de silêncio em homenagem ao povo da Ucrânia
- Oscar 2022: Maria Beltrão confunde DC e Marvel durante transmissão ao vivo
O áudio do que aconteceu em seguida à agressão foi cortado pela TV estadunidense, mas a transmissão internacional mostrou tudo.
YES pic.twitter.com/ZkdwtJ2VE7
— Chris Jewson 🦦 (@chrisjewson_) March 28, 2022
2022 foi o ano da tentativa de um Oscar diferente
Apresentado por Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall, a cerimônia do Oscar 2022 foi concebida com uma ideia em mente: reverter a baixa audiência que marcou suas últimas edições. A transmissão ao vivo da ABC vinha batendo recorde negativo ano após ano e algo precisava ser feito.
A primeira iniciativa da ABC em parceria com a Academia foi a criação de duas categorias de voto popular. Pela primeira vez na história, o Oscar convidou o público a votar – por meio do Twitter. As categorias, criadas especialmente para isso, foram filme favorito e cena favorita. As pessoas tiveram que usar as hashtags #OscarFanFavorite e #OscarsCheerMoment para votar. É um apelo para o público jovem, normalmente desinteressado da premiação.
Além disso, o Oscar tomou uma medida polêmica: o corte de oito categorias da transmissão ao vivo. Internamente, a produção concluiu que a entrega de tantos troféus deixava o programa maçante (o que levantou críticas do setor). As categorias melhor trilha sonora original, melhor documentário em curta-metragem, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem de live-action, melhor som, melhor maquiagem e penteado, e melhor figurino foram anunciadas uma hora antes do programa ao vivo.
O que será mantido para 2023? Ainda é cedo para dizer. Acompanhe todas as notícias sobre o Oscar no POPline!