in

Por que ‘Barbie de Chapéu’, de Melody, saiu do ar nas plataformas de streaming?

A faixa, que foi lançada na sexta-feira (21), em parceria com Paula Guilherme, já havia alcançado mais de 2,8 milhões de visualizações no YouTube. No entanto, não havia autorização para publicação

Foto: Divulgação

Melody lançou a música ‘Barbie de Chapéu’ na sexta-feira (21) em parceria com Paula Guilherme. A faixa se tornou viral e teve mais de 2,8 milhões de visualizações no YouTube. No entanto, ela foi retirada das plataformas de streaming por conta da reivindicação de direitos autorais da Universal Music.

Foto: Reprodução/Spotify

Seguindo a linha dos seus últimos lançamentos, ‘Assalto Perigoso’ e ‘Love Love’, que utilizam a base de ‘Positions’ (Ariana Grande) e ‘Kiss Kiss’ (Chris Brown), a música ‘Barbie de Chapéu’ usa a melodia de ‘Barbie Girl’, faixa lançada pelo grupo Aqua, em 1997. 

A música ‘Barbie de Chapéu’ está indisponível no Spotify e o clipe foi removido do YouTube. Isso porque, segundo a Universal Music Publishing Brasil, detentora dos direitos vinculados à obra musical de publicação da faixa ‘Barbie Girl’, da banda Aqua, a versão adaptada por Melody não foi autorizada.

“A UMPG está sempre pronta para proteger o repertório de seus autores. Portanto versões e adaptações não aprovadas serão sempre removidas. É preciso respeito à obra original e obter a devida e necessária autorização para gravar qualquer obra/música conforme a Lei 9.610/98”, explica Marcelo Falcão, CEO da Universal Music Publishing Brasil.

Marcelo Falcão, CEO da Universal Music Publishing Brasil. Foto: Reprodução/LinkedIn

Por meio de uma nota oficial, a equipe da cantora Melody fez um pronunciamento sobre a retirada de ‘Barbie de Chapéu’ das plataformas.

“Ainda não temos nenhuma informação sobre uma possível remoção da música, tanto do YouTube, quanto do Spotify, porém internamente está sendo verificado um possível erro de link e por isso a mesma encontra-se indisponível das plataformas, mas estamos tendo um suporte para que a música volte o quanto antes”, diz o comunicado da equipe de Melody.

Leia Mais:

Não é o primeiro caso

Quanto o assunto é versões e adaptações de músicas internacionais, Melody é reincidente. Em 2022, a cantora teve problemas com os autores de ‘Positions’, canção de Ariana Grande, que foi usada como base de ‘Assalto Perigoso’.

Foto: Divulgação

“Lovezinho”: sem acordo, Sony Music Publishing e Abramus Digital removeram faixa do ar; entenda

Melody não é a única. A faixa ‘Lovezinho’, conhecida na voz da cantora Treyce e produzida por WK, utilizava uma interpolação não-autorizada do single ‘Say It Right’, de Nelly Furtado. Lançada no álbum ‘Loose’, de 2006, da cantora canadense, a faixa é creditada como uma composição de Furtado, Nate Hills e Tim Mosley, e produzida por Timbaland e Danja. À época, sem chegarem a um acordo entre as partes, a faixa sofreu um “takedown” em maio deste ano, ou seja, foi removida de todas as plataformas digitais.

Treyce. Foto: Divulgação