Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

‘Por Elas Que Fazem a Música’: UBC lança segundo relatório sobre a participação das mulheres na música, veja mais

Divulgação
Relatório 'Por Elas Que Fazem a Música' da UBC
Divulgação

A UBC (União Brasileira de Compositores) divulgou ontem (8) a segunda edição do relatório ‘Por Elas Que Fazem a Música’, um levantamento da participação da mulher na música a partir da análise da base de dados da UBC.

A coordenação do projeto é de Elisa Eisenlohr, Gerente de Comunicação da UBC e também responsável pela ‘Revista UBC’ que fala sobre a importância do relatório: ‘É manter a discussão, tão relevante, sobre o papel da mulher na música e na indústria criativa como um todo. Sem elas criando, compondo, atuando, a gente perde um potencial criativo enorme. Levantar esses números, manter esse debate na ordem do dia, são maneiras de incentivar uma redução na diferença de gênero que existe não só no mundo da música mas em praticamente todas as áreas da economia. Não esperamos uma mudança drástica a curto prazo nesses percentuais e nesses dados, mas queremos dar visibilidade a uma justa bandeira.”

Em 2018, o número de associadas da UBC subiu 15%, contra 13% do total geral. Mesmo assim, elas se mantiveram na faixa de 14% do conjunto de filiados. E, dos cem maiores arrecadadores, apenas 9 eram mulheres — sendo as versionistas (22%) e as intérpretes (15%) as que conseguiram as mais expressivas participações percentuais, se comparadas aos homens, no conjunto das suas categorias. 

A pior participação (apenas 3%, contra esmagadores 97% de homens) é a das produtoras musicais, o que mostra uma necessidade urgente de abrir esta importante área de criação à visão e à atuação femininas.

 

 width=

Fonte: Dados Relatório ‘Por Elas Que Fazem a Música’ 2019, UBC.

 

Um dado positivo é uma tendência que mostra maior presença de mulheres jovens na arrecadação, o que aponta para uma renovação de longo prazo e sustentável.

Às associadas de 20 a 29 anos couberam 23% dos rendimentos gerais das mulheres, maior percentual. As associadas crianças e adolescentes de até 19 anos ficaram com 5% do bolo distribuído às mulheres; as de 30 a 39 anos, com 22%; as de 40 a 49, com 21%; as de 50 a 59, 18%, e as de 60 a 69, 8%.

Dois porcento dos rendimentos femininos foram para associadas falecidas ou que carecem de informações etárias. 

Para conferir o relatório completo, basta clicar aqui

Além disso, dentro do projeto “Por Elas Que Fazem a Música”, a UBC gravou uma série de entrevistas nas quais grandes criadoras deram depoimentos sobre a representatividade da mulher no universo musical. Delia Fischer, Fernanda Abreu, Letrux, Mahmundi, Rita Benneditto, Marina Elali e Lilian compartilham suas histórias pessoais, suas lutas e suas reflexões, e os melhores momentos foram reunidos em um vídeo que você pode conferir em seguida:

 

Destaques

#Mercado

Em face do Dia Internacional das Mulheres, celebrado no último sábado (8), a União Brasileira dos Compositores (UBC) divulgou um levantamento que aponta a...

#Noticias

Embora Liam Payne tivesse desabafado sobre pensamentos suicidas no passado, ele não tirou a própria vida no dia 16 de outubro. O Ministério Público...

#BIZ

Após sete dias de shows, com 750 artistas e público superior a 730 mil pessoas, chegou ao fim o Rock in Rio Brasil 2024,...