A Academia Latina da Gravação anunciou no mês de março a criação de novas categorias, como uma dedicada à Melhor Interpretação de Música Urbana em Português, bem como uma nova área e alterações no Processo de Premiação. A cerimônia do Grammy Latino deste ano acontecerá em novembro. O processo de inscrição online para a premiação deste ano está aberta, acesse aqui.
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Nessa semana, na terça-feira (28), o Grammy Latino realizou o evento ‘Por Dentro do Latin GRAMMY’, na sede do YouTube, em São Paulo, para apresentar as novidades da premiação. Nele, Luis Dousdebes, Diretor Executivo de Prêmios, Afiliações e Preservação da Latin Academy of Recording Arts & Sciences, participou de uma conversa junto com o curador, artista e produtor Zé Ricardo, diretor do palco Sunset do Rock in Rio e do festival The Town, e com palestrantes especiais da indústria, como Evandro Fioti, CEO and co-fundador da Lab Fastasma, Alana Leguth, sócia-diretora na KondZilla e fundadora do HERvolution, Kamila Fialho – fundadora e CEO da K2L, e Rodrigo Oliveira, fundador e CEO da GR6, a maior gravadora e agenciadora do funk nacional.
Além dos debates sobre o futuro da música urbana brasileira, o evento contou com apresentações de nomes e revelações da cena, como Criolo, Filipe Ret, Drika Barbosa, Kayblack e Ster.
“Consideramos o Latin Grammy uma vitrine internacional. Todos entendem que a Música Urbana em todo o mundo aumentou significativamente nas plataformas de streaming. Com essa categoria, queremos mostrar todos esses artistas, esses grandes criadores, que estão produzindo essa incrível Música Urbana em Português para o mundo”, disse Luis Dousdebes, Diretor Executivo de Prêmios, Afiliações e Preservação da Latin Academy of Recording Arts & Sciences.
No evento, Luis Dousdebes, Diretor Executivo de Prêmios, Afiliações e Preservação da Latin Academy of Recording Arts & Sciences, ainda destacou que a categoria Música Urbana em Português foi criada a partir de um pedido formal dos criadores, que foi avaliada e aprovada por unanimidade pela Academia Latina da Gravação.
“A missão da Academia Latina da Gravação é celebrar o criador da música pelas suas esferas, são os músicos, criadores, celebrando a excelência musical das suas esferas. Então, o mais importante para nós, é a expansão da música. Como Academia, estamos mais envolvidos no processo de premiar a excelência musical”, destaca Luis Dousdebes.
As áreas e categorias criadas para o Grammy Latino 2023
Como parte da recém-criada Área Compositor, a categoria Melhor Compositor do Ano tem como objetivo reconhecer a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções. Os compositores devem ter um mínimo de seis canções recém-compostas, nas quais são creditados como compositores ou co-autores, e não intérpretes, produtores ou engenheiros.
A categoria Melhor Canção de Cantor/Compositor, categoria que está dentro da Área Cantor/Compositor, contemplaram criadores com singles ou faixas, que devem conter pelo menos 51% da letra em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo, e devem ser de um Álbum de Cantor/Compositor que concorra na Categoria Álbum de Cantor/Compositor naquele ano.
Melhor Interpretação de Música Urbana em Língua Portuguesa é uma nova categoria dentro do Área de Língua Portuguesa que reconhece a enorme quantidade de música urbana que está sendo criada no Brasil e em Portugal. Os singles ou faixas podem incluir uma mistura de estilos urbanos com outros gêneros, desde que o caráter urbano predomine.
As alterações adicionais de categoria
Para a categoria Álbum do Ano, os álbuns dentro da Área Geral devem conter pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. Prêmios ao Artista, Produtor(es), Engenheiro(s), Mixador(es), Engenheiro(s) de Masterização e Compositor(es) de 33% de tempo de reprodução do álbum se outro que não o Artista ganhar o prêmio.
A partir de 2023, é necessário incluir a data de composição ao submeter a inscrição para todas as Categorias de Canção. Na Nova categoria para Melhor Álbum de Engenharia de Produção, o prêmio vai para Engenheiro(s) de Gravação e Engenheiro(s) de Mixagem creditados em pelo menos 33% do álbum e Engenheiro(s) de Masterização creditados com pelo menos 51% do álbum dentro do Campo Produção.