Assim como na moda, a música também é cíclica e de vez em quando vemos o retorno de gêneros musicais e sonoridades que marcaram uma época, dessa vez modernizados. E graças ao trio britânico FLO, estamos vendo o retorno do grandioso R&B dos anos 2000.
Leia mais:
- Entrevista: MC Cabelinho detalha amadurecimento e parcerias com Gloria Groove e Ludmilla
- Entrevista: Thalia fala sobre Brasil e confirma colaboração com Anitta
Formado em 2019 por Jorja Douglas, Stella Quaresma e Renée Downer, foi somente em 2021 que o FLO lançou suas primeiras músicas e já ganharam a atenção do público e da crítica por sua sonoridade R&B típica dos anos 2000 e, claro, pela poderosa e impressionante harmonia vocal entre as três cantoras.
O impacto dos primeiros lançamentos do FLO foi tão grande que o trio já vem recebendo importantes prêmios, como o BRIT Awards Rising Star e o BBC Sound of 2023, sendo esse último já entregue em anos anteriores para nomes como Adele, Sam Smith, Jessie J e Ellie Goulding. Essa é a primeira vez que um girlgroup recebe o prêmio.
Como britânicas, esse reconhecimento é grandioso e elas sabem disso. “Eu acho que é uma conquista gigante, especialmente tão cedo em nossas carreiras”, afirmou Renée, em entrevista ao POPline. “Obviamente, somos britânicas… Então ganhar o BBC Sound of e o BRIT Award é algo muito especial”, completou a cantora.
Harmonização vocal de fazer inveja
Quando falamos de grupos musicais, uma das coisas que mais procuramos é harmonização vocal. E disso, o FLO tem de sobra. E isso foi, para elas, uma missão desde o começo do trio, para mostrar exatamente o que elas queriam fazer com suas carreiras.
“Nós nos colocamos em um padrão muito alto, somos todas perfeccionistas”, afirmou Jorja, que continuou:
“Nós viemos de assistir e admirar Destiny’s Child, Beyoncé, Mariah Carey, Brandy, Jazmine Sullivan… E elas são algumas das melhores vocalistas do mundo! E a gente queria tipo mostrar todo mundo que isso é o que nós somos, que é ‘lindas harmonias’ e estabelecer o tom de tipo ‘isso é que estamos fazendo agora’.”
2023 promete ser um grande ano para o FLO
Já com alguns dos mais importantes prêmios da música britânica em seu portfólio, o trio FLO tem um grande ano pela frente em 2023, com certeza. As meninas estão com alguns shows agendados, já todos esgotados, e promete trazer muita novidade para os fãs em suas apresentações ao vivo.
“Música nova, com certeza. Algumas coisas ainda não lançadas”, afirmou Renée.
“Um ótimo show! Nós queremos dar ao público uma experiência, tipo, queremos mostrar a eles que estamos crescendo, mesmo que seja de um curto período de tempo, tipo, esse vai ser um grande salto em relação ao último show que fizemos… Então, queremos que as pessoas vejam o trabalho que estamos fazendo, principalmente, e fazê-los sentir que estão nessa jornada conosco”, completou Jorja.
E sobre o álbum de estreia? Elas fizeram muito mistério…
“Eu acho que o nosso EP foi uma ótima introdução ao FLO e para o álbum, nós queremos aprimorar isso, aprimorar cada vibe, cada som, cada história… E mergulhar profundo no FLO, mostrar mais lados e mostrar crescimento também”, afirmou Renée.
Colaborações também parecem estar no radar do trio. Elas já garantiram uma participação em um remix do rapper Stormzy, um dos maiores do Reino Unido, e elas querem mais.
Quando perguntamos sobre se o público pode esperar mais colaborações no futuro, animadas, elas responderam:
“Esperamos! Nós temos grandes planos para colaborações! Nós estamos mirando no topo!”, afirmou Jorja.
Pressão por ser uma girlband britânica?
Não é de hoje que o Reino Unido entrega ao mundo girlbands importantes e bem sucedidas. Tivemos Spice Girls, Girls Aloud, Sugababes, Little Mix, All Saints, Bananarama, B*Witched… Enfim, a lista é longa.
E agora é a vez do FLO, que não sente pressão em ser bem sucedido como os grupos predecessores e, na verdade, sente-se em muito boa companhia.
“Eu não acho [que temos pressão], eu acho que estamos em boa companhia”, afirmou Stella. “Eu acho que é incrível ouvir os grupos que vieram do Reino Unido antes. É algo bom, sinto que estamos em um lugar legal e mesmo falar as mesmas coisas que elas é algo bem legal”, completou a cantora.
Sem dúvida, mesmo com pouco tempo de carreira, o trio FLO já mostrou que vai continuar o legado das girlbands britânicas com muito talento e, claro, harmonias impecáveis.