in ,

Polícia detém quadrilha que aplicava golpes na fila de show do Coldplay

Criminosos se passavam por ambulantes para trocar cartões das vítimas

Não se sabe se a quadrilha aplicou golpes nos shows anteriores que a banda fez no Morumbi, em São Paulo. Foto: stevieraegibbs

Mais uma polêmica envolvendo a série de shows que o Coldplay veio fazer no Brasil, e dessa vez é caso de polícia! Na apresentação desta terça-feira (14), a quarta do grupo britânico no Estádio do Morumbi, em São Paulo, uma quadrilha de criminosos se passava por ambulantes interessados em vender produtos não licenciados da banda e até bebidas falsas. Ao atrair clientes, eles montaram um esquema para trocar os cartões de crédito das pessoas e descobrir suas senhas. A Polícia Militar já prendeu a quadrilha.

Foto: stevieraegibbs

LEIA MAIS:

De acordo com a polícia, os quatro homens que formavam a quadrilha arquitetaram até em qual acesso do estádio iriam aplicar os golpes. Eles escolheram ficar no portão que dava acesso à área VIP por entenderem que as vítimas ali teriam maior poder aquisitivo e, consequentemente, maior limite nos cartões de crédito.

O que eles faziam era provocar uma aglomeração de pessoas para que tivessem maior manobra no ato de trocar os cartões de crédito. Na sequência, se posicionavam de maneira assertiva para conseguir ver a senha digitada pelas vítimas. Uma delas sofreu um prejuízo de aproximadamente R$8 mil reais em compras feitas pelos criminosos.

Além de prender os quatro homens, todos maiores de idade e com antecedentes criminais, a polícia apreendeu 11 maquininhas e cerca de 30 cartões.

A banda liderada por Chris Martin volta a se apresentar no estádio nesta sexta-feira (17) e sábado (18), sendo os dois últimos shows da turnê atual na capital paulistana.

LEIA MAIS:

Coldplay expõe “ranking de reciclagem” de pulseiras e divide opiniões

Show do Coldplay no Rock in Rio 2022. Foto: Divulgação/Rock in Rio

O público também faz parte do espetáculo promovido pelo Coldplay na série de shows que a banda britânica tem feito na América do Sul. O grupo liderado por Chris Martin distribui pulseiras recicláveis com recursos visuais controlados e programados via infravermelho pela produção do show, capaz de criar uma atmosfera luminosa com a ajuda dos fãs. A organização da turnê pede que o material distribuído na entrada dos shows seja devolvido na saída em prol da sustentabilidade, mas isso nem sempre tem acontecido.

> Pulseira do Coldplay: fãs se gabam por ter levado para casa e até ensinam a usar…

Nos telões do palco montado no estádio do Morumbi, o grupo divulgou um ranking de cidades que mais devolveram as pulseiras feitas com plástico comportável à base de cana-de-açúcar após as apresentações.

pulseiras do coldplay
Foto: Eduardo Martins / AgNews

São Paulo, onde a turnê do Coldplay tem 6 datas, ocupa a última posição do ranking, com 79% dos assessórios devolvidos. Buenos Aires, na Argentina, está em primeiro lugar com o recolhimento de 94%, enquanto Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia, devolveram 86% e 85%, respectivamente.

A discussão sobre a devolução do item ganhou as redes sociais. Enquanto algumas pessoas se envergonharam do fato de São Paulo ter tido o menor índice de retorno das pulseiras na América do Sul, outras acharam justo os fãs levarem o item para suas casas como lembrança da apresentação. Ao todo, a banda fará 11 apresentações no Brasil, com datas em Curitiba e no Rio de Janeiro.