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Pitch: como entrar nas playlists das plataformas digitais

Confira o passo a passo para fazer um excelente pitching e conquistar os editores do Spotify

Foto: Freepik

Depois de publicar uma música nas plataformas de streaming o próximo passo é se fazer ouvir. Quanto mais plays sua música ganha, mais visibilidade ela tem. Baseado num algoritmo de descoberta, as plataformas digitais costumam ter playlists editoriais muito bem quistas pelo público que busca novidades. Então, o próximo passo é conquistar os editores dessas plays para que sua música entre no seleto hall das selecionadas.

É nesse momento que o Pitching se faz presente. Trata-se de uma maneira concisa e eficiente de “vender” a sua música, fazê-la se destacar entre as demais. O Spotify é a plataforma com o melhor sistema de pitch que o próprio músico pode pilotar.

Através da ferramenta Spotify For Artists, onde o artista tem acesso a dados da sua audiência, gráficos sobre performance, músicas mais ouvidas, cidades e países onde seu trabalho é mais procurado, que o Pitching é feito.

Artistas que possuem contratos com gravadoras e distribuidoras digitais, em geral, não precisam fazer esse trabalho, as empresas assumem essa ponte com os editores das playlists. Mas, seja você um criador totalmente independente, seja alguém interessado em participar desse tipo de tomada de decisões, estas dicas são bastante úteis:

Como funciona?

Ter prazo é ideal. Pelo menos 15 dias antes do lançamento, a agregadora, distribuidora ou gravadora faz o upload da faixa para o sistema dos players e “agenda” a canção. Neste momento, a música fica disponível para pitch.

Ao entrar no Spotify For Artists, o artista receberá uma mensagem na home dizendo que já é possível fazer o pitch para os editores. Atenção: embora você possa escrever as informações em português, toda a interface e os campos do Spotify For Artists estão em inglês.

Qual o próximo passo?

O responsável pelo pitch deve fazê-lo com a maior antecedência possível, não deixe para a última hora arriscando-se, assim, a ficar de fora das playlists. Preencha todos os campos com a maior fidelidade de dados. Inclua uma boa foto do seu single para chamar a atenção não só do editor como do ouvinte. Nunca deixe a cidade/país em branco, pois os editores podem filtrar por localidade para escutar as músicas.

Confira o passo a passo:

1- Faça login no Spotify para Artistas.
2- Encontre músicas inéditas para lançar:

  • No topo da página inicial , selecione PITCH FROM NEXT RELEASE.
    Na web, você também pode lançar a partir da guia Music em UPCOMING.

3- Escolha uma música e preencha as informações. Quanto mais informações, melhores serão as chances.

Dicas para escrever um bom texto

O artista tem 500 caracteres para dar o melhor de si e da sua música para conquistar os editores. Então, não esqueça de pôr o histórico da carreira (número de lançamentos passados e futuros), shows e festivais importantes que tenha participado, etc; além de:

  • Você fez um clipe para apoiar o lançamento no Spotify? Vai ser lançado onde? Quantos assinantes tem o seu canal no YouTube? Escreva!
  • Você tem uma assessoria de imprensa ou de social media para ajudar a espalhar as notícias do seu novo álbum? Conte!
  • Você agendou uma turnê para divulgar o lançamento? Quantas datas? Em quantas cidades? Algum desses shows é em um grande festival (mesmo que seja do seu nicho) ou é junto com um grande artista que vai te garantir exposição a um número grande de ouvintes potenciais?
  • A música é em parceria com outro artista? Fale sobre isso.
  • Você criou uma campanha de pré-save do seu lançamento? Quantas pessoas fizeram o pré-save? O algoritmo adora um pré-save!

Como saber se sua música foi escolhida

O Spotify envia um e-mail se sua música for escolhida. Você também pode verificar a guia Playlists no Spotify para Artistas quando seu lançamento for ao ar e explorar estatísticas detalhadas sobre ele.

Atenção: Pitching não garante o posicionamento da lista de reprodução. Mas, se sua música não for escolhida, ela ainda pode ser descoberta mais tarde. Fique no radar dos editores construindo sua base de fãs e se envolvendo com seu público.