Você piscou, e o POPline e a Billboard Brasil trazem mais uma indicação de artista da comunidade preta que merece nossa atenção! Ele é Pinduca, também conhecido como rei do carimbó. Aos 86 anos, o músico nascido em Igarapé-Miri, no Pará, iniciou a carreira aos 14 anos e se tornou referência ao mesclar o gênero nortista a referências oriundas de toda a América Latina. Exalando brasilidade, Pinduca segue honrando e difundindo a musicalidade do Norte do país ao longo de 72 anos de carreira…
LEIA MAIS:
- POPline e Billboard Brasil se unem para fomentar a música preta
- Clementaum: das pistas para o álbum de Pabllo Vittar e o pré-show de Beyoncé
- NIZZ exalta brasilidade e vida em São Paulo em seu autodenominado pop urbano
Pinduca é dono de uma vasta discografia, e coleciona em sua cartola sucessos do carimbó como “Mistura de Carimbó Com Ciranda”, “Carimbó do Macaco” e “Dança do Carimbó”. Um exímio especialista do estilo, ele foi o responsável por modernizar o ritmo paraense nos anos 1970, incluindo instrumentos elétricos e bateria.
O músico desloca-se do carimbó de raiz para uma outra vertente batizada de carimbó pau e corda. Além da essência tipicamente brasileira, o artista se destaca por incorporar ao seu som influências da musicalidade de outros países da América Latina.
Essa mescla de culturas fica evidente na identidade impressa pelo artista, que sempre se apresenta com um chapéu de sombreiro, adereços tropicanos e figurinos multicoloridos.
LEIA MAIS:
- Anderson Neiff usa do humor e da influência para dar visibilidade ao brega funk
- Afrocidade faz ecoar pela percussão as vivências da periferia e do povo preto
- Trio Os Garotin conquista Caetano Veloso e pode ser grande aposta do pop nacional
Dentre alguns dos feitos mais expressivos de sua carreira, Pinduca também é reconhecido por gravar a primeira música do gênero lambada, em 1976. Em 2017, ele arrematou uma indicação ao Grammy Latino pelo disco “No Embalo do Pinduca” (2016), reconhecido na categoria “Melhor Álbum de Raízes Brasileiras”. Notório, ele até chegou a gravar uma música com o rei do futebol, Pelé.
POPline e Billboard Brasil se unem para fomentar a música preta
Ao longo deste fim de ano, uma colaboração inédita está em curso entre POPline e Billboard Brasil, dois dos principais catalisadores de música do país, unindo forças para destacar e celebrar artistas negros do cenário musical nacional. A iniciativa não se restringe ao emblemático 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, mas se estende até o fim de 2023. Publicaremos, semanalmente, perfis de artistas em ascensão, em nossas redes sociais.
Num gesto inovador, as redações desses veículos de renome se unem em colaboração para criar uma lista especial com 12 artistas negros. Essa seleção exclusiva será compartilhada nas redes sociais em um formato de carrossel, simbolizando uma colaboração entre os próprios veículos e os artistas destacados. Essa abordagem criativa e visionária busca amplificar e celebrar os talentos negros de maneira autêntica, promovendo uma experiência única de descoberta e reconhecimento.