A Petrobras prorrogou o prazo para inscrições na chamada pública para patrocínios a projetos em museus, instituições e centros culturais de todo o país e que destaquem a cultura brasileira. Agora, o programa Petrobras Cultural recebe os projetos até o próximo dia 31, através do site. No total, a companhia vai investir R$ 10 milhões na iniciativa. O resultado tem previsão de ser divulgado em maio, com os projetos começando a ocorrer em julho deste ano.
> Petrobras abre chamada pública para patrocínios culturais
A proposta deve contemplar pelo menos um dos temas: Arte/cultura brasileira; Cultura popular/regionalidades; Folclore brasileiro; e História do Brasil, que poderá incluir também ações comemorativas ao bicentenário da independência, bem como outros temas históricos. Essa é a quarta chamada cultural promovida pela Petrobras desde 2020, mantendo a companhia como incentivadora contínua da cultura brasileira.
Leia mais:
- Petrobras abre chamada pública para patrocínios culturais
- Instituto Ekloos e Oi Futuro: edital de aceleração voltado à cultura e economia criativa
- Exclusivo: Natura Musical explica atraso na divulgação de selecionados deste ano
Foto: Divulgação
O Programa Petrobras Cultural
O Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões. A seleção dos projetos que compõem a carteira se dá preferencialmente por chamadas de projetos, periodicamente disponibilizadas no site. Outra possibilidade é a escolha direta de projetos especiais.
“Queremos contribuir para resgatar a arte que está em todos os cantos. Mas queremos elevá-la mais uma vez. E levá-la para o centro das atenções, para experiências em que possam ser plenamente vividas”, diz o comunicado da Petrobras.
Para o “Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões” podem ser inscritos projetos a serem realizados de forma presencial, digital ou híbrida, em qualquer cidade do Brasil. As iniciativas podem incluir: mostras e exposições; oficinas, seminários, encontros temáticos; propostas educativas em espaços ou em exposições; e outros projetos que incrementam a experiência do público nos espaços culturais.
Os projetos devem já estar aprovados para uso de recursos de Lei Federal ou Estadual de Incentivo à Cultura.