Qual o perfil do comprador de ingressos no Camarote no Brasil em 2024? Com o objetivo de responder essa dúvida, além de obter outros insights sobre o mercado do entretenimento no país, a plataforma de venda de tickets, a Ingresse, realizou uma pesquisa que aponta a preferência e comportamento dos frequentadores de Camarotes no Brasil.
O levantamento, feito em abril de 2024, destaca as motivações e expectativas dos consumidores que buscam por experiências exclusivas em eventos ao redor do Brasil. A maioria dos participantes são homens, cerca de 73,6%, com idades entre 35 e 54 anos (72,42%), residentes principalmente no estado de São Paulo (54,54%). O estudo completo está disponível acessando o site.
Leia Mais:
- Cerca de 60% dos artistas independentes utilizam IA para criar músicas, aponta pesquisa
- Pesquisa aponta que quase 85% dos vídeos no TikTok contém música
- Pesquisa da IFPI aponta que Brasil está acima da média mundial de consumo de música
- Opinião: Curadores e pesquisadores musicais respondem
- YouTube Brasil realiza pesquisa para entender a diversidade dos criadores na plataforma
Os dados revelam que 71,26% dos entrevistados frequentam camarotes eventualmente, e 46% preferem essa experiência em família. Dos que preferem ir com a família, a maioria reside em cidades do interior e são pessoas na faixa etária de 45 a 54 anos.
Em relação aos benefícios mais valorizados pelos frequentadores, destacam-se o open bar e open food, apontados por 66,7% dos participantes. Enquanto que a área exclusiva com vista privilegiada é um atrativo significativo para 12,6%.
Outros fatores para a escolha do Camarote incluem a logística de entrada e saída, evitando filas (10,3%) e a disponibilidade de acesso a outras áreas. Esse mesmo grupo pagaria até R$ 700 em um camarote para assistir ao seu artista favorito cantar e cerca de R$ 500 para assistir ao jogo do seu time.
Carol Martins, Gerente de Marketing da Ingresse, comentou sobre o estudo e os resultados dessa edição.
“Como uma empresa referência em entretenimento, criamos o Ingresse Insights, um movimento de análise da evolução e comportamento do mercado, para fornecer informações valiosas aos nossos clientes produtores e nos manter sempre atualizados. Nesta edição do relatório, o que nos surpreendeu positivamente foi o fato de que as mulheres estão mais dispostas a pagar por ingressos mais caros para viver experiências em camarotes, muito motivadas pela sensação de segurança nesses espaços.”
A executiva acrescentou: “acredito que esse dado seja importante para os produtores refletirem sobre como esses espaços podem se tornar cada vez mais convidativos para as mulheres, que atualmente não estão sempre presentes em camarotes de estádios.
Sobre os gêneros musicais favoritos dos frequentadores de camarote, em primeiro lugar aparece o Rock, seguido pelo Pagode, ambos com 26,4% das preferências. Após, aparecem o Sertanejo e o Samba – com índice igual, dividindo 12,6%, seguidos por: MPB (8%), Pop (5,7%), Rap (3,4%) e Eletrônica (3,4%).
No que diz respeito às bebidas, a cerveja é preferida por 59,77% dos entrevistados, enquanto as opções não alcoólicas também se destacam, com 20,69%. As marcas favoritas nos camarotes são: Heineken, Red Bull, Jack Daniels e Coca-Cola.
Um outro dado curioso é que tanto homens quanto mulheres demonstram disposição para pagar preços elevados pela experiência em camarotes. No entanto, o sexo feminino destaca a segurança e banheiros exclusivos dos camarotes como fatores importantes na decisão de compra. A satisfação com a experiência em camarotes é alta, com 93% dos entrevistados dispostos a recomendar a experiência a amigos.
A pesquisa revela uma oportunidade para organizadores de eventos ajustarem as ofertas e comunicações, considerando os benefícios além do óbvio, como segurança e conforto, e atendendo às preferências de novos públicos.