Desde 2022, Zé Felipe é réu em um processo que o acusa de plágio na música “Toma Toma Vapo Vapo”, parceria com MC Danny. No entanto, um laudo pericial divulgado recentemente analisou a música para averiguar técnicamente se o cantor deve ser culpado judicialmente por, supostamente, ter copiado a faixa “Vip Vap”.
LEIA MAIS:
- Zé Felipe brinca com cropped de João Guilherme: “Secadora encolheu”
- Zé Felipe revela ‘segredinho’ íntimo com Virgínia e incomoda fãs
- Zé Felipe defende Virginia após polêmica com mulheres muçulmanas
A coluna da Fábia Oliveira conseguiu acesso ao documento, que analisou de forma minuciosa a faixa lançada por Zé Felipe. Segundo a jornalista, o laudo pericial apontou que o cantor não plagiou o compositor de “Vip Vap”, apontada como original no processo. No processo, é aponto que as duas faixas utilizam da mesma onomatopeia em seu refrão.
De acordo com o perito, não há semelhanças entre “Toma Toma Vapo Vapo” e a música citada como plagiada. A análise se baseou na melodia e harmonia das produções que, segundo a jornalista, são apontadas no documento como “completamente distintas”.
Mesmo com o laudo pericial, o processo segue sendo julgado. O material serve apenas como evidência para confirmar, ou negar, o suposto plágio. Agora, Zé Felipe depende da decisão do juiz sobre o caso para ser considerado como inocente ou culpado.
Para quem não lembra, a equipe jurídica de Zé Felipe pediu que ele fosse colocado com ilegitimidade passiva dentro do julgamento. O cantor afirmou que recebeu autorização dos compositores da canção para que a gravação fosse realizada.
Além disso, o artista afirmou que o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) deveria ser responsabilizado pelo processo. Até o momento, a decisão judicial sobre o processo, aberto em 2022, ainda não foi divulgada.
Lançada em novembro de 2021, “Toma Toma Vapo Vapo” já possui mais de 254.684.158 milhões de visualizações no YouTube. No Spotify, a faixa já ultrapassou mais de 154 milhões de plays, já tendo conquistado o topo da lista de músicas mais ouvidas no Brasil.