Foi aprovada nesta terça-feira (26) a lei que oficializa o Dia do Humor no Rio de Janeiro. A data surgiu para homenagear o ator Paulo Gustavo, que ficou conhecido pelos seus trabalhos do gênero e que, infelizmente, faleceu em 2021, vítima da Covid-19. A ideia partiu do canal Multishow e foi apoiada pelos familiares do artista.
LEIA MAIS:
- Samantha Schmütz chora ao lembrar de Paulo Gustavo em retorno do “Vai Que Cola”
- Após Mario Frias criticar Lei Paulo Gustavo, Sergio Marone questiona o ex-colega de TV
- MTV MIAW: Thales Bretas emociona ao receber premio dedicado a Paulo Gustavo
O atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, sancionou a lei e agora o Dia do Humor faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. Vale destacar também que, após o falecimento de Paulo Gustavo, o nome do ator também virou nome de rua em Niterói, lugar onde o humorista nasceu.
O projeto é de autoria do presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano, do PT. A data, 30 de outubro, foi escolhida em referência ao aniversário de Paulo. Porém, o projeto visa homenagear todos os artistas do gênero do nosso país.
No texto aprovado, é dito que “o mau humor fica banido no Estado do Rio de Janeiro” no Dia do Humor Além disso, a lei também eterniza a frase que sempre foi dita por Paulo Gustavo: “Rir é um ato de resistência“. A sanção do governador Cláudio Castro à Lei 9440 de 2021 foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (26).
Apesar da lei abranger apenas o Rio de Janeiro, vale lembrar que a morte de Paulo Gustavo emocionou todo o país. Afinal, o ator havia se tornado um fenômeno no Brasil após, principalmente, o sucesso da trilogia “Minha Mãe É Uma Peça“, umas das maiores bilheterias brasileiras.
Além disso, também há o projeto da Lei Paulo Gustavo, que prevê ações emergenciais de auxílio à cultura durante a pandemia. A proposta consiste em liberar cerca R$ 3,8 bilhões para o país como uma forma de amenizar os efeitos negativos financeiros e sociais gerados pela pandemia. No entanto, a proposta ainda não foi aprovada.