Na última sexta-feira (20), Ana Maria Bragainterrompeu o “Mais Você” para chamar atenção de um caso de blackface durante o quadro “Jogo de Panelas“. Isso pois, um dos participantes, Anderrupson, pintou o corpo para participar de um jantar, cujo o tema era “Um passeio pela África com toque de brasilidade”. Contudo, nesta segunda-feira (23), ele se retratou ao vivo durante o programa.
Ana Maria Braga iniciou o quadro comentando o ocorrido. Após explicar mais uma vez o conceito de blackface, ela disse que Anderrupson se assustou com o fato, mas aprendeu com o erro. Ele, por sua vez, prosseguiu lamentando a própria atitude.
“É um golpe duro, ser apontado como racista, quando você não é. Pra quem carrega essa maldade no coração, merece, mas eu não sou. Tenho minha consciência limpa”, iniciou.
Na sequência, Anderrupson declarou que sua intenção não era ofender, mas entrar em um personagem. Contudo, disse que já usou as redes sociais várias vezes para combater o racismo, o que ele classifica como “desumano”.
Logo após, o participante pediu licença para fazer uma leitura, para pedir desculpas, alegando que ficou envergonhado e arrependido, mas inconscientemente.
“Gostaria de me desculpar com todos vocês. Pratiquei o blackface sem o mínimo de conhecimento. Não vim me vitimizar, fui agressor inconsciente, mas fui. Quero me solidarizar com todos que sofrem racismo no mundo”, declarou.
Para concluir o assunto, Anderrupson ponderou:
“Para o racismo, não deve haver livre arbítrio e, se quer, politicamente correto. Deve ser combatido de forma intolerante. Não permita nenhuma prática racista em sua casa ou qualquer outro local.”