Foto: reprodução/YouTube
in ,

Dançarino de Camila Cabello faz ‘blackface’; cantora se pronuncia

Camila Cabello foi uma das atrações do “The Tonight Show com Jimmy Fallon” desta sexta-feira. Divulgando o seu novo single, a cantora fez a primeira performance televisionada de “Don’t Go Yet”, horas depois de disponibilizar a música nas plataformas.

A artista tentou levar a atmosfera de seu novo clipe, recheado de referências e inspirações latinas, para o palco do talk-show da NBC, mas um detalhe chamou a atenção dos internautas. Um dos dançarinos de Camila foi acusado de fazer “blackface” durante a apresentação. A prática de escurecer a pele com tintas, sprays e colorantes é considerada racista.

Veja a performance: 

Nas redes sociais, os fãs compararam a forma como o dançarino, Dylan Pearce, se apresentou com fotos encontradas em seu Instagram:

Foto: reprodução/@Dylan Pearce Instagram

Na tarde deste sábado (24), Camila publicou uma pequena nota na qual tenta justificar a pintura:

“Este homem estava tentando parecer um homem branco com um terrível bronzeamento de spray. Nós tentamos, propositalmente, reunir um grupo multicultural no palco, a expectativa não era que alguém parecesse latino. Tem gente branca, afro-americanos, latinos, etc. então o ponto não era tentar fazer um latino de qualquer forma. Tem um monte de gente na performance que não é. O ponto era tentar fazer cada pessoa parecer um personagem exagerado dos anos 80 como no vídeo, incluindo um homem branco com um spray laranja terrível”.

O blackface perdurou por mais de 200 anos na cultura do entretenimento e consistia na pintura de corpos brancos para a composição de personagens estereotipados e jocosos. Nos programas de televisão e no cinema, pessoas negras eram ridicularizadas e associadas a estereótipos negativos por pessoas brancos. Devido a luta de movimentos antirracistas, a prática passou a ser vista como vergonhosa e preconceituosa.

Para mais informações sobre blackface, clique aqui e aqui

 

 

Escrito por Douglas Françoza

Caetano Veloso escreve texto elogiando parceria de Ludmilla e Gloria Groove

Melhor amigo de Britney Spears fala sobre a tutela pela primeira vez