in ,

Pai de Olivia Rodrigo reposta mensagem sobre plágio e fãs desconfiam de ‘shade’

Indireta para o Paramore? Taylor Swift?; entenda!

A polêmica teve início a partir de um encontro entre ela e o músico Elvis Costello, nos últimos dias... Foto: Frazer Harrison/Getty Images (uso autorizado POPline)

Enquanto os fãs de Olivia Rodrigo aguardam ansiosamente por novas músicas da artista, ela acaba de virar alvo de uma nova polêmica na internet. Acontece que seu pai, Ronald Rodrigo, retweetou uma mensagem de um fã da filha que falava sobre a diferença entre plágio e inspiração. Internautas acreditam que a publicação estivesse alfinetando a banda Paramore e/ou Taylor Swift, cujas obras já inspiraram algumas das canções de Olivia.

Fotos: Matt Winkelmeyer; Rodin Eckenroth/Getty Images (uso autorizado POPline); Instagram/@paramore

LEIA MAIS:

Tudo começou a partir de um encontro entre a dona do disco “SOUR” (2021) e o músico britânico de punk rock Elvis Costello, que ocorreu nos últimos dias em um evento pré-Grammy, nos Estados Unidos. O artista, que já se envolveu em uma polêmica de plágio com Olivia, a conheceu pessoalmente e compartilhou o registro nas redes sociais.

Em 2021, quando Rodrigo fez barulho com seu disco de estreia, os fãs de Costello notaram semelhanças entre “Brutal”, faixa que abre o projeto e “Pump It Up”, que é dele.

À época, o músico declinou a recomendação de seu público de exigir que fosse creditado na canção de Olivia e aprovou o trabalho da artista em ascensão. “Por mim, tá tudo certo. É assim que o rock funciona: você vai pegando fragmentos de outra sensação e cria um novo brinquedo”, declarou ele.

O pivô da atual polêmica foi um retweet do pai da dona do hit “drivers license”, de uma mensagem de um fã dela que dizia: “Elvis Costello poderia ter enviado seus advogados a centenas de artistas para exigir créditos por seu trabalho, mas ele optou por não fazê-lo porque sabe a diferença entre plagiar e se inspirar. Alguns dos artistas de hoje foram atrás de Olivia… Fico feliz que essa lenda a apoie”.

Na web, internautas acreditam que o fã retweetado por Ronald Rodrigo esteja se referindo à banda Paramore, que supostamente teria exigido ser creditada no hit “good 4 u”, que se inspira em “Misery Business”, do catálogo do grupo liderado por Hayley Williams.

Outros apontam que o alvo da crítica possa ser Taylor Swift, no entanto, fãs argumentam que não haveria motivos para tal uma vez que os créditos à artista, da qual Olivia é fã, foram dados logo no lançamento do debut album de Rodrigo, sem que houvesse qualquer problema do tipo entre as duas.

LEIA MAIS:

Olivia Rodrigo mostra faixa e afirma: “Trabalhando em músicas novas”

Olivia Rodrigo vai "quebrar a Internet" com piada em "High School Musical", diz site
(Foto: Disney+)

Ela vem aí! Depois de dominar as paradas musicais ao redor do mundo com “Sour”, seu álbum de estreia, Olivia Rodrigo já avisou que está trabalhando em um próximo disco e claro, aproveitou para dar a prévia de uma das canções.

Foi no último dia 8 de janeiro que Olivia Rodrigo utilizou os seu storys no Instagram, para revelar que já está trabalhando em músicas inéditas. Em um vídeo rápido, a estrela estava ao lado de Dan Niro, responsável pela produção de “Sour”, e apresentou alguns segundos de uma faixa ao som de piano, dando um gostinho do que está por vir

“Trabalhando em tantas músicas novas que estou animada para mostrar a vocês! Obrigada por tudo”, escreveu Olivia Rodrigo.

Foto: @oliviarodrigo ((Instagram)

Vale destacar que Olivia conquistou grandes números e quebrou recordes com o seu primeiro álbum. “Sour”  alcançou o primeiro lugar da Billboard 200 após seu lançamento, passando cinco semanas no topo das paradas em 2021. Além disso, os singles “Drivers License” e “Good 4 U”. alcançaram o #1 na Hot 100.

Vale destacar também que “Sour rendeu à Olivia Rodrigo, seus três primeiros Grammys Awards. Aos 19 anos, a estrela levou para casa troféus nas categorias “Artista Revelação”, “Melhor Performance Pop Solo” e “Melhor Álbum Pop Vocal”, na premiação que aconteceu em 03 de abril de 2022.

Além disso, em fevereiro do último ano, a voz de “Good 4 U” revelou que já tinha um título e algumas faixas do seu próximo disco, mas não contou muitos detalhes. Em julho, ela encerrou a “SOUR TOUR”, agenda de shows baseada no primeiro disco e que percorreu cidades dos EUA e Europa.