A temporada de premiações do cinema internacional vai chegando ao fim com mais famosa delas: o Oscar 2022. O evento aconteceu neste domingo, 27 de março, você confere a lista completa de vencedores aqui no POPline. “No Ritmo do Coração” foi eleito o melhor filme do ano, e também levou os troféus de melhor ator coadjuvante (Troy Kotsur) e melhor roteiro adaptado.
> Oscar 2022: Will Smith ganha troféu e pede desculpa à Academia por agressão ao vivo
Os troféus de melhor ator e melhor atriz ficaram para Jessica Chastain (“The Eyes of Tammy Faye”) e Will Smith (“King Richard – Criando Campeãs”), que agrediu Chris Rock durante a cerimônia.
“Ataque dos Cães”, líder de nomeações (12 no total), recebeu apenas um troféu: melhor direção (Jane Campion). “Duna” concorria em dez categorias. Foi o segundo filme mais indicado do ano, mas se tornou o mais premiado: venceu as categorias técnicas e encerrou a noite com seis troféus.
Leia mais:
- Oscar 2022: Confira os looks do tapete vermelho da premiação
- Oscar 2022: Will Smith agride Chris Rock no palco (veja o vídeo!)
- Oscar 2022 faz um minuto de silêncio em homenagem ao povo da Ucrânia
- Oscar 2022: apresentadoras zoam Lady Gaga e Jared Leto
Uma das curiosidades envolvendo o Oscar 2022 é a vitória de Ariana Debose como melhor atriz coadjuvante. Ela levou o troféu de melhor atriz coadjuvante pelo papel de Anita em “Amor, Sublime Amor” – mesmo papel que rendeu o Oscar para Rita Moreno em 1961.
Um momento importante da cerimônia foi a vitória de Troy Kotsur como melhor ator coadjuvante por “No Ritmo do Coração”. Surdo, ele fez seu discurso de agradecimento com a língua de sinais. Algo inédito e icônico.
Na parte musical, “Duna” levou o troféu de melhor trilha sonora, e “007 – Sem Tempo Para Morrer” ficou com o prêmio de melhor canção original. Billie Eilish e Finneas levaram a melhor com “No Time To Die”.
Confira a lista completa de vencedores (atualizada durante a premiação):
- Melhor Filme: “No Ritmo do Coração”
- Melhor Direção: Jane Campion (“Ataque dos Cães”)
- Melhor Atriz: Jessica Chastain (“The Eyes of Tammy Faye”)
- Melhor Ator: Will Smith (“King Richard – Criando Campeãs”)
- Melhor Canção Original: “No Time To Die” – Billie Elish e Finneas (“007 – Sem Tempo Para Morrer”)
- Melhor Trilha Sonora: “Duna”
- Melhor Atriz Coadjuvante: Ariana Debose (“Amor, Sublime Amor”)
- Melhor Ator Coadjuvante: Troy Kotsur (“No Ritmo do Coração”)
- Melhor Filme Internacional: “Drive My Car”
- Melhor Animação: “Encanto”
- Melhor Roteiro Adaptado: Sian Heder (“No Ritmo do Coração”)
- Melhor Roteiro Original: Kenneth Branagh (“Belfast”)
- Melhor Figurino: Jenny Beavan (“Cruella”)
- Melhor Curta de Animação: “The Windshield Wiper”
- Melhor Curta-Metragem em Live Action: “The Long Goodbye”
- Melhor Documentário: “Summer of Soul”
- Melhor Documentário de Curta-Metragem: “The Queen of Basketball”
- Melhor Som: “Duna”
- Melhor Maquiagem e Cabelo: “The Eyes of Tammy Faye”
- Melhores Efeitos Visuais: “Duna”
- Melhor Fotografia: Greig Fraser (“Duna”)
- Melhor Edição: “Duna”
- Melhor Design de Produção: “Duna”
Além de todas essas categorias, votadas pelos membros da Academia, o Oscar 2022 implementou, pela primeira vez, categorias votadas pelo público, através do Twitter.
Os vencedores foram:
- Filme Favorito: “Army of the Dead: Invasão em Las Vegas”
- Cena Favorita: Flash indo pra Força da Aceleração (“Liga da Justiça de Zack Snyder”)
2022 foi o ano da tentativa de um Oscar diferente
Apresentado por Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall, a cerimônia do Oscar 2022 foi concebida com uma ideia em mente: reverter a baixa audiência que marcou suas últimas edições. A transmissão ao vivo da ABC vinha batendo recorde negativo ano após ano e algo precisava ser feito.
A primeira iniciativa da ABC em parceria com a Academia foi a criação de duas categorias de voto popular. Pela primeira vez na história, o Oscar convidou o público a votar – por meio do Twitter. As categorias, criadas especialmente para isso, foram filme favorito e cena favorita. As pessoas tiveram que usar as hashtags #OscarFanFavorite e #OscarsCheerMoment para votar. É um apelo para o público jovem, normalmente desinteressado da premiação.
Além disso, o Oscar tomou uma medida polêmica: o corte de oito categorias da transmissão ao vivo. Internamente, a produção concluiu que a entrega de tantos troféus deixava o programa maçante (o que levantou críticas do setor). As categorias melhor trilha sonora original, melhor documentário em curta-metragem, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem de live-action, melhor som, melhor maquiagem e penteado, e melhor figurino foram anunciadas uma hora antes do programa ao vivo.
O que será mantido para 2023? Ainda é cedo para dizer. Acompanhe todas as notícias sobre o Oscar no POPline!