O Oscar é um grandioso momento de celebração, mas na edição de 2022 da premiação, o evento parou para lembrar dos menos afortunados e fazer uma homenagem ao povo da Ucrânia, país atualmente sofrendo uma invasão bélica pela Rússia.
Leia mais:
- Oscar 2022: Beyoncé abre premiação com performance de “Be Alive”
- Oscar 2022: Confira a lista completa de vencedores
- Oscar 2022: Confira os looks do Tapete Vermelho da premiação
Mantendo o teor apolítico do evento ao máximo, a produção do Oscar fez um minuto de silêncio para lembrar e mostrar seu apoio à Ucrânia.
A mensagem também pediu ao público para ajuda o povo da Ucrânia, de qualquer forma que as pessoas possam.
Confira a tradução completa da mensagem:
“Nós gostaríamos de ter um momento de silêncio para mostrar nosso apoio ao povo da Ucrânia atualmente sofrendo invasão, conflito e preconceito dentro de suas próprias fronteiras.
Enquanto o cinema é um palco importante para expressarmos nossa humanidade e momentos de conflito, a realidade é que milhões de famílias na Ucrânia precisam de comida, cuidado médico, água limpa e serviços de emergência. Recursos são escassos, e nós – coletivamente como uma comunidade global – podemos fazer mais.
Nós pedimos a vocês para apoiarem a Ucrânia de qualquer forma que vocês sejam capazes.”
#Oscars holds moment of silence in support of Ukraine. https://t.co/1H1Y9jC9bl#oscars pic.twitter.com/eIdWgcGAom
— ABC News (@ABC) March 28, 2022
2022 foi o ano da tentativa de um Oscar diferente
Apresentado por Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall, a cerimônia do Oscar 2022 foi concebida com uma ideia em mente: reverter a baixa audiência que marcou suas últimas edições. A transmissão ao vivo da ABC vinha batendo recorde negativo ano após ano e algo precisava ser feito.
A primeira iniciativa da ABC em parceria com a Academia foi a criação de duas categorias de voto popular. Pela primeira vez na história, o Oscar convidou o público a votar – por meio do Twitter. As categorias, criadas especialmente para isso, foram filme favorito e cena favorita. As pessoas tiveram que usar as hashtags #OscarFanFavorite e #OscarsCheerMoment para votar. É um apelo para o público jovem, normalmente desinteressado da premiação.
Além disso, o Oscar tomou uma medida polêmica: o corte de oito categorias da transmissão ao vivo. Internamente, a produção concluiu que a entrega de tantos troféus deixava o programa maçante (o que levantou críticas do setor). As categorias melhor trilha sonora original, melhor documentário em curta-metragem, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem de live-action, melhor som, melhor maquiagem e penteado, e melhor figurino foram anunciadas uma hora antes do programa ao vivo.
O que será mantido para 2023? Ainda é cedo para dizer. Acompanhe todas as notícias sobre o Oscar no POPline!