#Geek

Oscar 2023: Brasil define filmes pré-selecionados para concorrer a “filme internacional”

Filme com Cauã Reymond está na lista da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

(Foto: Divulgação)

Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou quais filmes foram pré-selecionados para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de 2023. Os seis longas-metragens escolhidos internamente são:

  • A MÃE, de Cristiano Burlan

(Foto: Divulgação)

  • A VIAGEM DE PEDRO, de Laís Bodanzky

(Foto: Divulgação)

  • CARVÃO, de Carolina Markowicz

(Foto: Divulgação)

  • MARTE UM, de Gabriel Martins

(Foto: Divulgação)

  • PACIFICADO, de Paxton Winters

(Foto: Divulgação)

  • PALOMA, de Marcelo Gomes

(Foto: Divulgação)

Leia mais:

Destes seis, um será escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de “melhor filme internacional”. De acordo com a Academia, o filme escolhido será definido no dia 5 de setembro.

André Pellenz, Barbara Cariry, Cavi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, José Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Costa, Renata Almeida, Talize Sayegh, Waldemar Dalenogare Neto e Zelito Viana fazem parte da comissão de seleção deste ano. A comissão é presidida por Bárbara Cariry.

O Brasil no Oscar

A última vez que o Brasil concorreu ao Oscar de melhor filme internacional foi em 1999, com “Central do Brasil”. O país nunca venceu esta categoria da premiação. As outras indicações foram por “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996) e “O Que É Isso, Companheiro?” (1998).

(Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, o cinema brasileiro apareceu em outras categorias do Oscar. Em 2015, “O Sal da Terra” concorreu a melhor documentário. Em 2016, “O Menino e o Mundo” disputou o troféu de melhor filme de animação. Em 2020, “Democracia em Vertigem” concorreu a melhor documentário. Nenhum deles venceu.

(Foto: Netflix)

Destaques

#Geek

Zoe Saldana e Selena Gomez cantam duas músicas do filme "Emilia Pérez" que estão na 'shortlist' na corrida pelo Oscar 2025.

#Geek

Maite Perroni adianta seu projeto para 2025, agora com a certeza de que não haverá mais nada com o RBD.

#Internacional

Em seu primeiro ano mais reservado, Demi Lovato gravou filme e compôs músicas para novo álbum. Saiba mais!

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile