in

Os destaques latinos da semana – os impactos no mercado global só aumentam!

J Balvin, Selena Gomez, Anitta e Tainy estiveram nos holofotes e com repercussão internacional.

Montagem: J Balvin (reprodução), Selena Gomez (Billboard) e Anitta (reprodução Netflix)

O SEMrush, empresa de inteligência e informação e uma das melhores ferramentas de marketing na internet, divulgou a pesquisa de termos/pessoas/acontecimentos mais buscados em todo o mundo durante 2020. Coronavírus, sem dúvida, foi o assunto mais buscado, seguido das eleições norte-americanas, Brexit, Black Lives Matter e a explosão em Beirut no início do ano.

J Balvin

Em entretenimento, o representante da latino gang se destaca. Com “Colores”, J Balvin teve o álbum mais pesquisado no mundo, com 1.5 milhões de buscas. Depois dele, Taylor Swift e Selena Gomez dividem o segundo lugar da lista com 1.2 milhões de buscas em “folkore” e “Rare”, respectivamente. A lista segue com The Weeknd em terceiro lugar com “After Hours” (1 milhão) e Lady Gaga e Justin Bieber em quarto com “Chromatica” e “Changes” (0.8 milhões).

O restante dos álbuns mais buscados soma, cada um, 0.5 milhões de buscas. São eles: BTS com “Map of the Soul: 7”; “Music To Be Murdered By” do Eminem; “The Album” do BLACKPINK e “positions” de Ariana Grande.

Foto: reprodução semrush.com.br

Selena Gomez

Selena Gomez é a capa da última edição do ano da Billboard. Para a revista, a cantora revelou que há muitas coisas boas a caminho, o que poderia incluir, de acordo com a matéria, um projeto cantado em espanhol e inglês. “É muito bom saber o que ‘Rare’ se tornou para mim”, disse a cantora. “E obviamente eu gostaria de dizer que foi o melhor álbum que lancei até agora. Mas isso
não significa que não vou me desafiar para o próximo”.

Foi em setembro que rumores sobre uma suposta parceria entre Gomez e o porto-riquenho Ozuna começaram a circular nas redes sociais. Em outubro, um vídeo da suposta gravação do clipe, no Ceará (!), aumentou as possibilidades de ser real, já que era possível ouvir a voz de ambos artistas, que já trabalharam juntos no passado no hit “Taki Taki” (com DJ Snake e Cardi B).

Anitta

Na mesma semana da estreia de “Anitta: Made in Honório”, a artista viu o hit “Me Gusta”, com Cardi B e Myke Towers, subir novamente nas paradas latinas dos Estados Unidos.

Na categoria de canções latinas pop mais tocadas nas rádios, o single agora aparece em 6º lugar, a melhor das dez semanas que aparece no chart. Na parada Rythm Airplay, que inclui reggaeton, R&B e hip-hop, “Me Gusta”, também há dez semanas no ranking, conquistou a melhor posição até o momento, em #13. Já em todas as músicas latinas tocadas nas rádios americanas, sem distinção de ritmo, o hit aparece em #23, também sendo o pico mais alto até o momento, em dez semanas no chart.

Tainy

O produtor Tainy, responsável por inúmeros hits latinos, encerra o ano com um novo EP onde dá espaço e voz aos jovens expoentes do reggaeton. Intitulado “Club Diecieséis”, o material é pequeno, mas bem potente. Com cinco canções, Tainy apresenta os talentos da Neon16, sua gravadora, como Álvaro Díaz, Dylan Fuentes, Kris Floyd, Hozwal e DaniLeigh – nomes que, muito em breve, todo mundo deve ouvir/ler com mais frequência.

“Quando comecei minha carreira, não podia tentar certas coisas. Os artistas não eram tão abertos e tinham medo de ir contra a maré”, disse Tainy. “Com a Neon16, quero pessoas que não tenham medo do que as outras possam dizer ou o que a rádio possa pensar. Apenas seja você”, finalizou. O produtor é um dos maiores responsáveis, se não o mais, por colocar destaques nos novos talentos da música urbana latina para o mercado global.

Para saber mais novidades da música e entretenimento latino, siga a Latina Brasil nas redes sociais e acesse o portal.