Sound Branding é o uso estratégico de elementos sonoros para completar a identidade de uma marca e comunicá-la ao consumidor. Sabemos que uma marca não é apenas um logotipo, mas o logotipo é a linguagem visual da sua marca. Da mesma forma, seu logotipo de áudio é a linguagem auditiva para sua marca e é mais poderoso que seu logotipo visual de várias maneiras.
Vejamos a ciência por trás disso. Acredite ou não, neurologistas e psicólogos estudam os efeitos do som no cérebro humano há anos. O som é incrivelmente eficiente. Se você observar a maneira como o corpo é projetado, as vias neurais auditivas que enviam informações ao cérebro humano são muito menos complexas do que as vias visuais, o que permite um processamento mais rápido, isso significa que podemos responder a sons até 100 vezes mais rápido do que a imagens visuais!
O som é visceral. Não processamos o som de maneira racional porque ele nem chega à parte racional do nosso cérebro; afeta nossas emoções. Foi estudado e comprovado que a música provoca mais respostas emocionais do que visuais. Na verdade, a música, assim como a linguagem, tem estrutura, progressão e sintaxe. O cérebro humano até processa a sintaxe da música na mesma área em que processa a sintaxe da linguagem.
O som não apenas canaliza emoções fortes, mas também evoca as memórias que estão ligadas a elas, sejam positivas ou negativas. O som pode influenciar muito o humor do ouvinte e pode nos fornecer contexto para o que está por vir, porque as memórias ligadas a esse som nos dizem isso
A ciência existe e as marcas vêm adicionando som ou música à sua marca, pois produz camadas adicionais de resposta emocional que as imagens estáticas não podem reproduzir. Isso significa que, se você escolher os sons certos, poderá comunicar melhor e ampliar a personalidade e os valores da sua marca para o consumidor.
As empresas, após um longo processo de definição de seu DNA de áudio, vão pegar os componentes auditivos que melhor comunicam seus valores, evocam as emoções que são apropriadas e implementam nos pontos de contato para que a experiência seja consistente.
O Som se torna um identificador poderoso para sua marca que pode ser reproduzido em qualquer lugar.
A marca constrói confiança. Uma das melhores maneiras de construir confiança é se comportar de maneira consistente.
Recordação e reconhecimento são grandes indicadores chave de desempenho para a maioria das empresas. Você quer que seus consumidores não apenas reconheçam sua marca, mas se lembrem dela. Ao aproveitar o poder de elementos sonoros estrategicamente escolhidos e combiná-los com os aspectos visuais da sua marca, você pode aumentar a lembrança e o reconhecimento.
Embora o desenvolvimento de um logotipo de áudio ou marca sonora, possa não ser o próximo passo lógico para todas as empresas que desejam levar sua marca para o próximo nível, definitivamente vale a pena considerar a experiência auditiva que fornece atualmente aos seus clientes.
Qual é o som da sua marca?
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