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O que esperar do marketing na música em 2021?

Foto: Acervo Pessoal

2020 foi um ano turbulento, que mudou a maneira de consumirmos, com tendências que foram aceleradas, enquanto outras acabaram perdendo o sentido. A indústria da música foi uma das mais afetadas, onde teve que se adaptar de vez ao digital, substituindo os shows pelas lives, os ingressos por ouvintes mensais e outras tantas reviravoltas ao longo desses meses. Mas, em 2021: o que esperar do marketing na música?

Inteligência de dados

A inteligência artificial já consegue compor músicas baseadas em análises de dados e no algoritmo. As plataformas digitais já indicam novas músicas e criam playlists para seus usuários baseadas no que eles ouviram e curtiram.

Isso tudo é só o início de uma grande era de Inteligência Artificial, Plataformas de Data e Analytics no marketing digital.

Na indústria da música, podemos analisar quem, quando e onde as pessoas consomem música, em qual formato, como preferem e assim por diante. Através desta análise de dados, conseguimos tomar decisões mais assertivas e direcionar melhor nossas ações e budgets. O que faz a diferença é transformar estes dados em informação de valor.

Criatividade + Confiabilidade

2020 foi o ano da produção de conteúdo e 2021 não poderia ser diferente. A criatividade continua em alta e a disputa pela atenção do público só tende a aumentar com tantas plataformas ao nosso alcance. Mas, lembre-se de atrelar criatividade com confiabilidade.

Troque o conteúdo superficial pelo proposital com um significado mais profundo. A confiança tem um papel fundamental na tomada de decisão e crescimento de qualquer negócio. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, então é importante ser criativo, mas também saber passar uma mensagem que tenha consistência.

2021 não permitirá que você seja mais um produzindo conteúdo sem informação. Saiba o que e para quem está fazendo e se está de acordo com o que você quer passar para o seu nicho.

Vídeos Curtos

O TikTok está mudando a forma que consumimos entretenimento e se tornou o app mais baixado no ano, tirando o posto até mesmo o Whatsapp. Com essa plataforma e tantas outras que surgiram, os vídeos curtos ganharam espaço e tiveram um boom em popularidade.

Com os vídeos em formatos curtos, temos uma retenção maior de público, com mais assertividade e rapidez de informação, além de conseguirmos alcançar mais pessoas. Queremos consumir mais conteúdos em menos tempo. E isso só tende a aumentar no próximo ano.

EGames

Os Egames vieram para ficar! 2020 tivemos um boom de crescimento nos jogos online e podemos ver um público emergente porém ainda carente na indústria da música. São poucos os artistas e marcas que conseguiram se atrelar a esse público.

Procure novas formas de conteúdo que possam alcançar estas pessoas através de novas abordagens que podem ter elementos semelhantes aos de jogos com componentes interativos. Tudo se resume a satisfazer o desejo do consumidor por interatividade e novas experiências como forma de aprofundar a conexão com seu artista/projeto.

Propósito Social

Ter um propósito social nunca foi tão importante. Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a intenção dos artistas e como eles se relacionam com o impacto socioambiental.

Para 2021, a tendência é que artistas levem em consideração a missão de tornarem o mundo um lugar melhor, deixando de forma transparente, suas ações no dia a dia que reforçam esse enredo.

E você? Já está trabalhando com essas tendências ou ainda pensando no ano que passou? Já dizia Queen: the show must go on!

Feliz ano novo!

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Camila Arias é pós-graduada em Marketing Digital pela FGV. Atualmente trabalha como Gerente de Marketing Digital para a Live Talentos, além de atender diversos outros clientes. Entre os mais de 20 artistas que gerencia, estão Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Edson e Hudson, Sambô e Make U Sweat.
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