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Opinião: Ganhando dinheiro com as lives do Instagram

Artigo de opinião assinado por Camila Arias, para o POPline.Biz é Mundo da Música
Foto: Acervo Pessoal

Quem não quer ganhar dinheiro fazendo uma transmissão ao vivo? O Instagram há uns meses começou a liberar para alguns criadores de conteúdo, selos em lives que funcionam como incentivos pagos pela própria rede social, assim como o TikTok já faz. E eu estou falando aqui em recompensas de US$100 a US$250, que podem ser frequentes e para qualquer criador de conteúdo.

Para quem já tem a função liberada, nas transmissões ao vivo os usuários podem comprar emblemas para apoiar os criadores de conteúdo e ter seus comentários em destaque durante a transmissão, mais ou menos o mesmo processo do YouTube.

Achei no mínimo curioso, pois não vi muitas pessoas comentando e usando a ferramenta. Será que não são tantos os criadores de música que estão recebendo ou a grande maioria não sabe utilizar ainda? O que quer que seja, você vai aprender agora como ganhar dinheiro para fazer lives no Instagram. Parece fácil e realmente é.

Como ativar

  1. Você deve receber uma notificação ao entrar no feed do Instagram. Caso não tenha recebido ou notado, você pode conferir na versão mobile do Instagram em: Configurações – Empresa – Selo.A conta deve estar como Comercial, o produtor de conteúdo ser maior de 18 anos e cumprir as regras da Política de Monetização para Parceiros do Instagram. Se a opção “Selo” estiver disponível, é porque você já foi habilitado pelo Instagram para monetizar suas lives. Basta então preencher o cadastro solicitado com nome e endereço, número do CPF ou CNPS.
  2. Seguindo, insira a forma de pagamento (os pagamentos serão enviados a esta forma de pagamento). Opções: vincular seu banco ou sua conta do PayPal.
  3. Quase lá! Vai aparecer a confirmação na tela que agora você pode ativar os selos ao vivo. Clique para concluir.
  4. Após concluído, você pode conferir mais sobre os selos e marcos de selos disponíveis.
  5. Para ativar o marco 1 (US$100), você tem 30 dias para fazer a sua primeira transmissão ao vivo após habilitação de selo.
  6. Com isso, vá em “Ao Vivo” que automaticamente vai aparecer uma tela de “Ganhe dinheiro com selos” que deve ser ativada. Pronto, agora sim você pode começar a ganhar dinheiro com a live!
  7. Durante a transmissão, os fãs podem contribuir com três selos de diferentes categorias e valores.
    1 coração – US$0,99
    2 corações – US$1,99
    3 corações – US$4,99

Os valores pagos pelo Instagram

Marco 1: US$100 quando fizer uma transmissão ao vivo com selos uma vez por pelo menos 15 minutos.
Quando: nos primeiros sete dias após começar a participar dos marcos dos selos.

Marco 2: US$150 quando fizer uma transmissão ao vivo com selos uma vez por pelo menos 30 minutos.
Quando: 30 dias a partir do momento da conclusão do marco 1. Se perdeu o marco 1, são 30 dias a partir do dia em que começou a participar dos marcos dos selos para o marco 2.

Marco 3: US$250 quando fizer uma transmissão ao vivo com selos por 15 minutos uma vez por semana.
Quando: por quatro semanas consecutivas. Esse bônus pode ser conquistado e pago várias vezes, até que o programa termine.

Todos esses marcos, além de garantirem os pagamentos, ajudam diretamente na divulgação e alcance na rede social, ou seja, é mais uma forma do artista se aproximar de seus fãs. O dinheiro é consequência!

Imagens: Camila Arias | Arte: POPline.Biz

Não aparece a habilitação do selo para você?

Constância e frequência são a chave do negócio. O Instagram está liberando aos poucos estes selos e claro que essa escolha não é aleatória. Relevância e engajamento incentivam a rede social a habilitar os selos para o produtor de conteúdo, mas tudo isso deve ser aliado à consistência de conteúdo, frequência e uso das ferramentas da rede social, como Reels, Story e, claro, transmissões ao vivo.

O artista Hector Marks, exemplo aqui trabalhado, tem um perfil bem ativo, engajado e tem costume de fazer lives com uma frequência quase semanal. Com isso, o Instagram provavelmente viu uma oportunidade de incentivar ainda mais o artista a usar a plataforma, habilitando os selos.

Caso não apareça ainda a opção de “Selo”, o jeito é esperar. Quer acelerar o processo? Continue produzindo conteúdo e inclua lives no seu cronograma. E, para você que já conseguiu habilitar, procure maneiras diferentes e únicas de usar o Instagram Live. Não importa quantas pessoas estão com você ao vivo, mas sim a sua troca com elas e quantas de fato apoiam sua carreira.

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Camila Arias é Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV e é responsável pelo marketing de diversos artistas e projetos musicais. Entre seus clientes, já trabalhou com artistas como Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Amigos, Paula Fernandes, Edson e Hudson, Henrique & Diego, Lauana Prado, Sambô, Manimal e Make U Sweat.
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