A desenvolvedora musical ONErpm, uma das principais empresas de distribuição musicais independentes e inovadoras do mundo, anunciou o lançamento de duas novas entidades, a ONErpm Enterprise Solutions e a distribuidora DIY (Do It Yourself, faça você mesmo) OFFstep. Com os lançamentos, a companhia eleva para cinco o número total de empresas sob seu domínio, apontando mudanças importantes no negócio principal da ONErpm.
Leia Mais:
- ONErpm faz encontro de marketing LATAM para potencializar estratégias no mercado da música latina
- ONErpm estreia posicionamento como ‘desenvolvedora musical’ e abre novos escritórios
- ONErpm fecha contrato de exclusividade para distribuição das músicas da Rede Globo
- ONErpm anuncia nova frente de serviços com contratação de divulgador para rádio
- ONErpm lança novo serviço de administração autoral
ONErpm Enterprise Solutions
A primeira, a ONErpm Enterprise Solutions, é uma plataforma de software como serviço (SAAS) que adapta o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), próprio da ONErpm, para atender às necessidades exclusivas de gravadoras e proprietários de conteúdo que buscam crescer com mais eficiência.
De uma forma mais explicativa, a ONErpm visualizou que a base tecnológica existente na sua plataforma, poderia servir, ao mercado musical, como um recurso para gestão de dados e análises. Logo, as empresas interessadas passarão por um processo de avaliação interna da ONErpm, e então, receberão um serviço totalmente personalizado e diferente do adotado por outros clientes e também da própria ONErpm em si.
Esse sistema administrativo abrangente promete:
- Agilizar a distribuição digital de músicas e vídeos, além de outras operações essenciais do dia a dia;
- Gerenciamento de campanhas de marketing de artistas;
- Atribuição de tarefas de trabalho a funcionários departamentais, organização de pagamentos, entre outras atividades.
Segundo a ONErpm, a plataforma capacita as empresas a escalarem operações de forma eficiente e transparente, e tem sido um fator de transformação da companhia desde o início do seu CMS em 2019. Desde então, a ONErpm passou por um aumento de mais de quatro vezes em receitas e pessoal, em grande parte devido às economias de escala alcançadas.
“Queremos fazer parceria com empresas de pensamentos semelhantes que precisam da tecnologia e das ferramentas que desenvolvemos e aprimoramos ao longo dos anos para levar seus negócios a um nível superior”, acrescenta o CEO da ONErpm, Emmanuel Zunz. “Vemos a necessidade desse serviço, pois há muitas marcas interessantes que podem ter dificuldades para crescer em um ambiente cada vez mais competitivo, onde ter uma tecnologia sólida lhes dará a vantagem competitiva para ter sucesso.”
Distribuidora DIY OFFstep: ‘o futuro do mercado independente’
A segunda empresa, a OFFstep.com, que é o primeiro projeto da Enterprise Solutions, é a nova oferta autônoma do grupo – ou seja, uma distribuidora DIY (Do It Yourself, faça você mesmo) -, onde artistas independentes podem fazer upload e distribuir lançamentos ilimitados por US$ 12 por ano, mantendo 100% de seus direitos autorais.
Nessa faixa de preço, a OFFstep oferece o plano mais acessível do gênero. Como resultado, a ONErpm fará parceria apenas com artistas e gravadoras com quem tenha estabelecido relacionamentos e, daqui para frente, os clientes autônomos serão direcionados para a OFFstep.
Ao longo de sua evolução, a ONErpm mudou seu foco para oferecer soluções sob medida para artistas e gravadoras e, naturalmente, tornou-se uma gravadora musical e fornecedora de distribuição de serviço completo, caracterizando sua atuação como “desenvolvedora musical”.
Com a OFFstep, a companhia promete atender melhor às necessidades dos clientes autônomos da forma com a qual eles estão acostumados, com o preço mais competitivo. Upgrades para planos intermediários e avançados que desbloqueiam recursos e permissões adicionais também estão disponíveis.
“A migração do serviço de distribuição básico da ONErpm para a OFFstep já demorou muito para acontecer, afirma Zunz. “Durante anos, investimos em pessoal de marketing e construímos uma infraestrutura de marketing global capaz de prestar serviços em grande escala e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios de um mercado digital em constante evolução”, conclui Zunz.
Com a adição da divisão editorial da ONErpm introduzida em 2022 e do braço criativo da empresa ONErpm Studios, que supervisiona a gravação e a produção de vídeos, a ONErpm consiste em cinco entidades distintas, cada uma com seu foco e objetivos exclusivos, mas que compartilham sinergias entre si.
Coletivamente, o grupo fornece uma variedade mais ampla de serviços flexíveis e personalizados para diversas partes interessadas na indústria musical. Isso inclui:
- Artistas autônomos iniciando as suas carreiras através da OFFstep;
- Artistas emergentes e estabelecidos em uma trajetória de forte crescimento;
- Selos/gravadoras que necessitam de serviços de valor agregado da ONErpm;
- Além de empresas em diferentes fases de desenvolvimento que necessitam de maior independência e flexibilidade aproveitando a tecnologia da ONErpm.
Por fim, a Enterprise Solutions também servirá como veículo para joint ventures estratégicas com entidades promissoras, já que a tecnologia pode ser combinada com investimentos financeiros e serviços de marketing.