in ,

Onda Errada HC canta dilemas do trabalhador em álbum de estreia

Com um olhar periférico e de contracultura sobre as relações sociais e de trabalho, o grupo liga o hardcore com ritmos afrocaribenhos, como o ska e o reggae.

Onda Errada HC canta dilemas do trabalhador brasileiro em álbum de estreia homônimo | Foto: Luan Citele

A referência ao icônico álbum de 1982 do Bad Brains na capa é uma primeira amostra do que o ouvinte pode esperar do disco de estreia da banda Onda Errada HC, de Niterói. No lugar da força da natureza destruindo o Capitólio, vem uma mão arrasadora sobre o Rio de Janeiro. Com um olhar periférico e de contracultura sobre as relações sociais e de trabalho, o grupo liga o hardcore com ritmos afrocaribenhos, como o ska e o reggae.

LEIA MAIS: 

Ouça “Onda Errada HC”:

Capa do álbum homônimo “Onda Errada HC” | Foto: Divulgação

“Amadurecido nas dores da pandemia, nosso novo álbum trata do balanço na navalha que é o cotidiano do trabalhador brasileiro, especificamente o trabalhador da região metropolitana do Rio de Janeiro, se equilibrando entre o desespero e o tédio. Ele está perpetuamente preso entre a desmotivação, a má vontade e a violência policial”, reflete Gustavo Felix, guitarrista da banda.

Além dele, fazem parte da banda Jean Marcel Chactoura (voz), Mateus Ferrari (guitarra), Vinicius Câmara (baixo) e Brayner Rodrigues (bateria). Formada em 2018, a Onda Errada surgiu quando Mateus e Vinícius trabalhavam juntos como forma de expurgar muito da raiva que sentiam em forma de arte.

LEIA MAIS:

Influenciados também pelo avanço do conservadorismo no cenário brasileiro, a banda utiliza suas músicas como forma de militância antifascista, extrapolando os limites dos palcos e levando para as ruas suas ideias e práticas, organizando reuniões e festivais.

Após EPs e singles, a Onda Errada HC consolida a primeira fase de sua história com o disco de estreia. Em oito faixas produzidas pela banda com Renan Carriço (Facção Caipira), eles contam com participação especial de Hajed, da banda Lado A, na música “Laboratório do Inferno”. O álbum está disponível em todas as plataformas de streaming.