in ,

OMG: Pharrell Williams e Robin Thicke perdem ação milionária por plágio na canção “Blurred lines”


Chegou ao fim, em primeira instância, o processo movido pelos filhos do cantor Marvin Gaye contra o hit “Blurred lines”, parceria feita entre Robin Thicke e Pharrell Williams em 2013. A dupla foi condenada a pagar US$ 7,3 milhões (R$ 22,8 milhões) por plágio de “Got to give it up”, sucesso de Marvin Gaye de 1977. Cabe recurso à decisão.

“Agora eu me sinto livre”, disse Nona após o veredito. “Livre das… amarras de Pharrell Williams e Robin Thicke e o que eles tentaram fazer conosco, e as mentiras que eles disseram.”, comentou Nona Gaye, filha de Marvin visualmente emocionada.

O advogado de Thicke e Williams presente no local disse que a decisão pode ter um efeito amedrontador nos músicos que tentam reconstruir a sonoridade de outras épocas ou de outros artistas. Por outro lado, os advogados da família Gaye afirmaram que Pharrell e Thicke passaram do limite ao tentar reproduzir a sonoridade de Gaye e copiaram o hit “Got to give it up”, do cantor, falecido em 1984.

“Blurred lines” foi um imenso sucesso durante o período em que foi executada nas rádios de todo mundo. Somente nos EUA, a faixa vendeu mais de 7,3 milhões de cópias, de acordo com a Nielsen SoundScan. Veja as semelhanças abaixo: