Não há como negar as semelhanças entre “good 4 u“, de Olivia Rodrigo, e “Misery Business“, do Paramore. E nesta quarta-feira (25) Hayley Williams e Joshua Farro foram creditados no hit da artista teen. Essa ‘parceria’, se é que podemos chamar assim, é definida como crédito de interpolação. Você sabia?
A mudança nos créditos de “good 4 u” repercutiu e alguns internautas até acusaram Olivia Rodrigo de plágio. Só que, mesmo sem um pronunciamento oficial, uma fonte revelou à revista Variety que a cantora esteve em contato com o Paramore antes mesmo do lançamento de canção. Além disso, os nomes de Hayley Williams e Joshua Farro já estavam no site ASCAP .
Foi esta mesma fonte que citou o crédito de interpolação, que nada mais é do que um ‘empréstimo’ — musicalmente falando — no qual um artista pega um trecho de uma canção já gravada e cria algo novo. Pensou no sample? Então… São duas coisas diferentes!
Enquanto um sample é um trecho de uma música original que foi copiado e colado em um projeto inteiramente novo, uma interpolação é quando uma gravação é recriada nota por nota e reflete a composição subjacente.
Exemplos de interpolação
São inúmeros os créditos de interpolação espalhados por aí, afinal, essa prática é bem comum na indústria musical. DJ Khaled, por exemplo, usou a melodia de “Maria Maria“ de Santana em “Wild Thoughts“. Já “Gangsta’s Paradise“ de Coolio é herdeira direta de “Pastime Paradise“ de Stevie Wonder.
Ed Sheeran é definido como o ‘rei da interpolação’ pela Rolling Stone norte-americana. A melodia de “Shape of You“ foi emprestada de “No Scrubs“ da TLC, enquanto “It Wasn’t Me“ de Shaggy inspirou “Strip That Down“ — hit que Sheeran cedeu para Liam Payne.
E Aaliyah, por sua vez, já foi ‘interpolada’ diversas vezes! Vítima de uma acidente aéreo em 2001, a artista contribuiu para canções de Kanye West (“Fade“), Solange Knowles (“Borderline (An Ode to Self-Care)“), Kehlani (“Personal“) e Normani (“Wild Side“)!