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‘O conservadorismo está fora de moda!’, diz Oana Ruxandra, do WMG, sobre a evolução da música

A diretora digital e vice-presidente executiva de desenvolvimento de negócios do Warner Music Group, Oana Ruxandra, tem sido a principal impulsionadora de uma série de novas parcerias e experimentação tecnológica para o grupo de grandes gravadoras
Oana Ruxandra, vice-presidente executiva de desenvolvimento de negócios do Warner Music Group. Foto: Divulgação

A vice-presidente executiva de desenvolvimento de negócios do Warner Music Group, Oana Ruxandra foi a oradora na conferência NY:LON Connect, em Londres, em 16 de janeiro. Entrevistada por Sophie Goossens, sócia da Reed Smith, a executiva falou sobre como ela vê a evolução da indústria da música. Ela começou com uma avaliação precisa de algumas oportunidades que foram perdidas na era do streaming. As informações são do Musically.

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“Na última década, estivemos em um mundo de streaming, que foi definido como um produto de 10 dólares e evoluiu com base em acordos de licenciamento que as grandes gravadoras deram a essas plataformas”, disse Oana Ruxandra, que observou  que os hábitos do ouvinte também desempenharam um papel.

Oana Ruxandra, Warner Music Group

Oana Ruxandra . Foto: Divulgação

“Esse produto limitou bastante o que vemos como o potencial da indústria da música”, continuou Ruxandra. “A indústria de streaming evoluiu de maneira bastante conservadora.”

De acordo com Ruxandra, isso pode ser visto como resultado da mentalidade da indústria da música na época em que os acordos originais com serviços de streaming como o Spotify estavam sendo negociados, com as memórias do impacto dos serviços de compartilhamento de arquivos ainda frescos.

“A indústria era bastante avessa ao risco, consciente do que a tecnologia poderia fazer ao ecossistema”, disse Ruxandra. “Mas hoje temos um mundo que acredito estar sentindo os limites dessa aversão ao risco, e muitos consumidores estão procurando expandir a maneira como se envolvem com a música”, completa.

A conversa mudou para tecnologias Web3 e como o Warner Music Group está abordando o trabalho com startups e artistas ao seu redor. 

“Não estou aqui para dizer que Web3 e NFTs são moralmente bons ou moralmente ruins”, pontua Ruxandra. “Existem maneiras de dizer que qualquer uma dessas coisas é boa ou ruim. É tecnologia, e nós entendemos que a tecnologia evolui… Para nós, é como nos posicionamos de forma a não apenas aprender com o mercado, mas também ajudar a impulsionar o mercado.”

Ainda segundo Ruxandra, para o WMG, o principal apelo dos projetos NFT é construir comunidades de fãs com artistas, em vez de obter lucros rápidos.

“Como permitimos que esses fãs não apenas tenham acesso a esses artistas, mas também comprem essa comunidade e também tenham interesse nesse artista… e tenham um impacto real sobre esse artista e sejam ativados para serem um membro ativo da comunidade?” 

“Para nós, com projetos NFT, trata-se realmente de envolver essa comunidade de uma forma mais ativa… Estamos trabalhando em muitos projetos diferentes, e nenhum deles é de curto prazo ‘vamos fazer isso rápido e ganhar esses dólares rápidos’ . Não é sobre isso. É sobre como engajamos essas comunidades a longo prazo. [Exclusivamente] explorar fluxos de receita de curto prazo não é o caminho para administrar um negócio de música.”

Ruxandra também aponta que tem conduzido vários acordos da WMG com empresas nos espaços de jogos e mundos virtuais. Ela ofereceu uma previsão futura sobre como os fãs provavelmente interagirão com esses ambientes digitais.

A executiva ainda falou sobre as oportunidades, mas também os desafios que isso representará para os artistas. Ela acha que o maior impacto será abrir novas maneiras de ganhar dinheiro para artistas de todos os tamanhos e não apenas para as maiores estrelas.

“Haverá uma classe média nascida da indústria musical de artistas. Tem sido difícil ganhar dinheiro como artista [na era do streaming], a menos que você seja realmente uma superestrela global, mas acho que esse tipo de monetização vai mudar”, disse ela.

“O tipo de conteúdo e engajamento será de alta frequência e terá que ser de alta qualidade. Você sempre tem que estar ligado, sempre tem que ser algo interessante e excitante, e isso vai exigir muito esforço.”

Ruxandra vê isso como onde as gravadoras poderão ajudar os artistas, mas alertou que isso exigirá esforço. “Haverá muito mais monetização e oportunidades em nosso ecossistema, mas essas oportunidades vão exigir mais trabalho.” 

Ela ainda citou a indústria de jogos como inspiração importante, onde 75% de sua receita vem do engajamento (pessoas que gastam dinheiro dentro dos jogos em compras no jogo ou no aplicativo) e 25% do acesso (comprando-os antecipadamente). Ela acha que a indústria da música descobriu o lado do acesso com o streaming, mas está perdendo as receitas do engajamento.

“E acho que essa receita não irá apenas para as superestrelas globais, mas para todos os níveis de artistas”, acrescentou Ruxandra.

Uma vez levantado, o tópico de IAs criativas estava pronto para ser aprofundado. “Acho que vai ser profundamente impactante, e acho que vai ser este ano”, disse Ruxandra sobre essas tecnologias.

“A quantidade de música hoje: se você falar sobre o Spotify, por exemplo, algo como um milhão de músicas foram carregadas [anualmente] em 2016. Agora é algo como 20 milhões de músicas. Esse [aumento] foi baseado em ferramentas que permitiram aos artistas passar de estúdios para desktops, mas agora estamos indo de desktops para dispositivos móveis”, disse a executiva.

“Esses 20 milhões serão 100 milhões ao longo dos próximos anos… Será possível criar conteúdo de nível profissional por meio de IA e por meio de seu telefone celular… a criatividade provavelmente será diferente e mudará.”

“Acho que as pessoas vão reaprender esse valor de realmente criar, e criar se tornará uma experiência. Eu acho que é realmente emocionante. Muitos de nós vão gostar da experiência de ir e criar algo de uma forma que não fizemos antes”, disse ela. No entanto, isso representa um desafio para os músicos profissionais subitamente confrontados com um grande aumento na quantidade de música criada, lançada ou compartilhada.

Por fim, Ruxandra foi questionada sobre o que aciona seu medidor de merda ao conversar com parceiros em potencial no espaço web3. Quais são as bandeiras vermelhas?

“Certa vez, alguém foi questionado sobre [devida] diligência, e eles me enviaram uma foto de si mesmos e disseram ‘Esta é a devida diligência’”, a executiva riu. “Este mundo da web3 tem sido tão ridículo: enviar um documento com um enorme taco de hóquei que vai direto para o éter! Nenhuma dessas coisas é substancial.”

A executiva explicou outro filtro útil. “Há muitas grandes empresas de tecnologia com muito dinheiro para construir neste espaço. [Como uma startup] descobrir o que vai fazer você trabalhar e correr vai ser o que realmente vai te diferenciar. ‘Como você compete com todas essas grandes empresas de tecnologia que também estão construindo no espaço?’ é uma das primeiras perguntas que faço. Os que podem responder são os que são interessantes.”

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