Impulsionado pelo TikTok, o Phonk é uma ramificação do funk, que tem o nome que deriva de um subgênero do rap dos EUA. Já o Funk Bruxaria é um tipo de funk ‘mandelão’, criado com uma batida de funk a 130 ou 140bpm, com sintetizadores, com elementos que criam uma atmosfera de horror para a música.
O estilo é muito ouvido nos bailes de São Paulo, como o popular Baile da DZ7, em Paraisópolis, zona sul da capital paulista. A hashtag #Phonk conta com 26,5 bilhões de visualizações e #PhonkBrasil tem 177,5 milhões de visualizações no TikTok. Por sua vez, o #FunkBruxaria tem a marca de 366,4 mil vídeos na mesma plataforma.
Leia Mais:
- Spotify: Pesquisas sobre BBB23 crescem 733% na plataforma
- Monte seu festival! Quais artistas estariam no line-up?
- Retrospectiva Spotify 2022: Confira os podcasts mais escutados no Brasil
Spotify cria playlists para os fãs de phonk e funk bruxaria
O Spotify anuncia que os fãs de phonk e funk bruxaria têm mais uma playlist disponível, trata-se de ‘BEAT AGRESSIVO’ e ‘Funk Bruxo’.
A plataforma aponta que o funk, inclusive, foi o segundo gênero musical mais escutado por meio de consoles de videogame por usuários do Spotify, especialmente no período noturno, entre janeiro e agosto de 2023.
Somadas, são mais de 6 horas de muito phonk e bruxaria em mais de 130 faixas. As playlists incluem músicas de artistas da cena como MC PR, MC GW, DJ K, DJ Arana, DJ Blakes, DJ Menezes, DJ Pedro Azevedo, GP da ZL, DJ Dayeh, Slowboy, 6YNTHMANE, TRASHXRL e TOKYOSLEEP.
Ainda de acordo com o Spotify, Brasil é o país que mais consome playlists relacionadas ao tema ‘gamer’ na América Latina e o terceiro no mundo, atrás somente de Estados Unidos e da Alemanha. Desde o início deste ano, os brasileiros escutaram mais de 4 bilhões de minutos de música na plataforma por meio de consoles de videogame, o que representa mais de 67 milhões de horas.
Atualmente, são mais de 13 milhões de playlists de usuários sobre ‘games’ no mundo todo.