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O que esperar do aumento dos preços dos serviços de streaming?

Midia Research apontou o que pode estar por vir nesse setor
Foto: vm campos/Pixabay

Apple Music elevou o preço de assinatura de streaming de música pela primeira vez, após aumentos do YouTube e Deezer, ao que tudo indica o Spotify fará o mesmo em 2023. Segundo o Midia Research, o aumento de preços está acompanhando a inflação e, no atual momento econômico, os consumidores são mais propensos a ter uma reação adversa aos aumentos de preços agora do que se isso tivesse sido feito um ano atrás.

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Ainda de acordo com o Midia Research, os aumentos de preços são o que os serviços de streaming precisam para entrar em sua próxima fase de crescimento. 

Afinal, as principais plataformas de música ainda oferecem essencialmente a mesma experiência, catálogo e preço. Apesar dessa falta de diferenciação, o mercado de streaming continuou a desfrutar de um crescimento anual de receita de dois dígitos, com pouco incentivo para mudanças. Mas, três tendências estão se unindo e colocam uma pressão sobre os DSPs para inovar:

  • À medida que o modelo freemium atinge um ponto de saturação em mercados maduros, prevemos que o crescimento anual da receita de streaming diminuirá para um dígito até 2026
  • O streaming não DSP (ou seja, TikTok) está competindo por tempo e diminuindo o capital cultural do streaming
  • A crise do custo de vida e a recessão da atenção estão intensificando a competição pelo dinheiro e tempo dos consumidores

Ainda de acordo com os dados do Midia Research, a maioria dos consumidores que não possuem assinaturas de streaming têm objeções difíceis de mudar: ou não ouvem música suficiente ou não podem pagar ou justificar o preço. 

Preço inovador

Os aumentos de preços são necessários, mas realmente apenas parte do quadro. O Midia Research aponta que há razão para que o streaming não tenha mais camadas além da estrutura diamétrica “tudo ou nada”, como camadas por nível de consumo, nível de renda ou mesmo nível de acesso ao catálogo. Embora houvesse medo de alguns consumidores rebaixarem suas assinaturas, isso permitiria que os DSPs capturassem muito mais segmentos de consumidores em geral.

Os super fãs de música constituem cerca de 11% do total que utiliza o produto, mas gastam quase seis vezes mais em música do que o consumidor médio. Isso possibilita que as empresas de música chinesas Tencent Music Entertainment e NetEase Cloud Music obtenham mais receita por meio de seus chamados de “serviços de entretenimento social” do que por meio de assinaturas. 

No entanto, no Ocidente, os super fãs são mal servidos pela experiência de streaming de música principalmente passiva na maioria dos principais DSPs. Todos esses recursos também podem levar a mais fluxos de receita para artistas e detentores de direitos. 

Experiência inovadora

Embora a maioria dos consumidores sejam ouvintes passivos de música, as gerações mais jovens mostram um apetite por experiências musicais mais ativas e participativas. Isso é parte do motivo pelo qual os DSPs estão perdendo parte de seu capital cultural para plataformas de streaming “não-DSP”, como o TikTok, onde o fandom e a cultura estão crescendo. 

A playlist RapCaviar do Spotify pode ter impulsionado a cultura, mas hoje em dia, as playlists da plataforma reagem com mais frequência ao que é tendência em outros serviços de streaming. 

Essencialmente, os DSPs devem trabalhar para atender tanto os fãs ativos quanto a maioria passiva, que também inclui suporte a anúncios. Os anúncios são usados ​​principalmente como uma ferramenta de atrito para levar os consumidores a pagar por assinaturas. 

No entanto, sabendo que uma parcela considerável de consumidores simplesmente nunca pagará por uma assinatura de streaming, há outra grande oportunidade para qualquer DSP que possa tornar o áudio suportado por anúncios uma troca de valor melhor.

O início da diferenciação

O Midia Research aponta que mesmo que os DSPs inovem a proposta do consumidor, os criadores continuarão desviando a atenção se não puderem monetizar efetivamente. Há muito mais trabalho a ser feito quando se trata de remuneração do criador.

De qualquer forma, a maioria das empresas tem uma alternativa: o streaming sempre foi um líder de perdas para Apple e Amazon, por exemplo, e o Spotify tem suas ambições de áudio mais amplas. Mas a alternativa tem muito mais vantagens. É uma chance para um renascimento do streaming que pode levar a recursos mais inovadores, concorrência de mercado saudável e um retorno ao crescimento de dois dígitos. 

Já pode ser visto o início da diferenciação, à medida que a Apple Music e a Amazon Music fazem transmissão ao vivo de shows, o Spotify retorna às suas raízes sociais com novos recursos para a geração Z e o YouTube dobra sua proposta aos criadores, entre outros. Aumentar os preços das assinaturas foi o primeiro passo. No entanto, segundo o Midia Research, o  que vem a seguir é o que mais importa. 

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