Música: eu consumo, tu consomes, ele consome… mas, quem está em primeiro lugar?
Aliás, o que é o primeiro lugar? Top 10? Top 5?
Num mundo de fake streams quando é possível comprar plays, a concorrência fica difícil.
E convencer o artista de que mais vale conquistar os plays por meio de ações, planejamento e construção; se torna uma missão árdua para os empresários, selos, agregadores, etc.
Uma vez que estar no topo e disputar o tal primeiro lugar ,é a maior ambição.
Afinal não importa se está errado, uma vez que todos estão fazendo, né!
Engano, importa sim: prejudica o ecossistema, pune quem trabalha direto, não remunera as pessoas certas, ou seja, é desleal.
E mais do que isso, é tão óbvio para quem analisa dados – pode até não ser tão óbvio para charts – mas para quem analisa é.
Então nós sabemos o que vocês fizeram no verão passado, na estação atual e em inverno futuro; e cabe falar sobre isso, expor, combater e insistir por mais transparência e menos “jeitinho”.
Mas afinal é Carnaval, hidratem-se, protejam-se e paguem direitos autorais!
Até breve.
__________
Cris Garcia Falcão é executiva da Indústria Musical há mais de 15 anos. Atualmente é Diretora Administrativa da Ingrooves Music Group Brasil além de Líder da Organização WIM – Women In Music.