Quando um artista/músico entra no hall dos maiores é sempre legal conhecer mais sobre suas referências. Chad Smith é um dos bateristas mais consagrados, seja como membro do Red Hot Chili Peppers ou colaborando com divas pop. Mas, em se tratando de rock, quem é o melhor na opinião dele? Confira abaixo a resposta!
LEIA MAIS:
> Red Hot Chili Peppers está no episódio de Love, Death & Robots dirigido por David Fincher
> Lady Gaga: Chad Smith é creditado em música de “Mayhem”; saiba qual!
> Thrity Seconds to Mars reage a Chad Smith tocando “The Kill”
Em entrevista ao apresentador Howard Stern, em 2023, ele foi categórico: o lendário e saudoso John Bonham, do Led Zeppelin.
“Para mim, ele era o melhor baterista de rock. Ele tocava com uma energia feroz, mas também tinha a finesse. Ele não era apenas um baterista. Ele tocava, sabe, com muita dinâmica, lindamente e melodicamente para aquela música. Porém, ele era um inovador.”
Ele complementou: “Desde o começo, desde a primeira nota do primeiro disco do Led Zeppelin, ‘Good Times, Bad Times’, ele tinha o seu som e seu jeito de tocar, e ele fazia algo com o pé que ninguém tinha feito no rock and roll.”
“Na minha opinião, é John Bonham. O swing dele, o swing, o jeito que ele tocava tornava aquela música tão, sabe, dançante. Ele era incrível”, finalizou.
Relembrando…
Chad Smith foi o primeiro baterista a gravar na mansão Headley Grange após o baterista do Led Zeppelin. Em 2015, ele se juntou a Roger Taylor, do Queen, e o músico de estúdio Andy Gangadeen na gravação de material próprio neste mesmo local onde Bonham tocou “When The Levee Breaks”.
“Poder tocar bateria no lugar onde John Bonham gravou está acima dos meus sonhos mais insanos. Nunca esquecerei isto enquanto eu viver”, celebrou Chad.
O batera das divas do pop
Chad Smith é um dos maiores bateras do rock, mas como a gente falou, ele também se destaca entre as artistas do pop. Seu trabalho mais recente é na faixa “Killah”, de Lady Gaga Além dela, ele fez parte de canções de Dua Lipa, Lana Del Rey, Miley Cyrus, Charlie XCX e Halsey, além do trio country The Chicks (antes de The Dixie Chicks).
O grande responsável por essa ponte é o produtor Andrew Watt, responsável por álbuns recentes de artistas e bandas do rock. Entre seus trabalhos estão “Dark Matter” (2024), do Pearl Jam; “Hackney Diamonds” (2023), do Rolling Stones e “Every Loser” (2023), de Iggy Pop.
