Crédito: Mike Ruiz
in ,

Novo trabalho de Prince já vislumbrava a era de divisão política e desinformação atual

Com faixas gravadas em 2010, “Welcome 2 America” chega às plataformas de streaming em 30 de julho

À frente do seu tempo, Prince já documentava em suas músicas as preocupações, esperanças e visões para uma sociedade em plena transformação. As faixas inéditas que compõem Welcome 2 America, gravadas em 2010, já eram um presságio de uma era de divisão política, desinformação e renovação da luta por justiça racial que vivemos hoje. E os fãs terão acesso a este trabalho a partir do dia 30 de julho, em todas as plataformas de streaming.

Crédito: Mike Ruiz

A faixa-título “Welcome 2 America” foi lançada em abril. O r&b cortante de cinco minutos e meio apresenta letra opinativa e claramente cética em relação aos rumos da América atual. A canção vai do minimalismo a momentos mais exuberantes, com Prince optando por versos falados em contraponto às backing vocals que amplificam o fator soul.

Prince critica a tecnologia moderna logo no primeiros verso: “Bem-vindo à América / Distraído pelos recursos do iPhone / (Tenho um aplicativo para cada situação)“. No segundo critica os políticos mentirosos, destacando seus caminhos contraditórios. Não para por aí, é claro. Em outros versos questiona a música contemporânea, fala sobre fé, fama e sexo.

> LEIA MAIS: Como Prince subverteu música, indústria e comportamento desde os anos 80

Diferentemente de tudo que se ouve nas rádios de hoje, o single lançado em abril pode ser encarado como uma versão atualizada do clássico “Sign ‘O’ the Times”. Sem dúvidas, um trabalho contemporâneo e atemporal que merece ser ouvido diversas vezes e com atenção!

Já “Born 2 Die”, segundo single deste trabalho lançado em junho, nasceu de uma conversa com o produtor Morris Hayes, que contou como o cantor sempre buscou novos desafios. “Ele estava assistindo a vídeos de seu amigo, Dr. Cornel West no YouTube, e durante um discurso o Dr. West disse, ‘Eu amo meu irmão Prince, mas ele não é Curtis Mayfield’. Então Prince disse: ‘Ah, é mesmo? Vamos ver’”.

Para quem não sabe, Curtis Mayfield (1942-1999) foi um dos nomes mais importantes da black music norte​-americana. Multi-instrumentalista, tocava guitarra, baixo, piano, saxofone e bateria. Ao lado de nomes como Al Green, Isaac Hayes, Marvin Gaye e Stevie Wonder, Mayfield também é lembrado como um dos pioneiros das músicas de consciência sócio-políticas do movimento negro nos Estados Unidos.

> LEIA MAIS: 7 artistas pop que capturam a influência atemporal de Prince

A faixa foi gravada durante a primavera de 2010, em uma época bastante prolífica para o artista. Em paralelo, o presidente Barack Obama tinha apenas um ano em seu primeiro mandato e Prince estava refletindo profundamente sobre as questões que afetavam a comunidade negra e o papel que ele esperava desempenhar no movimento de justiça social.

O lançamento de Welcome 2 America é resultado da parceria entre o Prince Estate e a Sony Music Entertainment, que teve início em agosto de 2018. Naquela época, a Sony começou a distribuir globalmente as obras de Prince lançadas entre 1995 e 2010, ampliando seu escopo em janeiro de 2021, quando o acordo foi expandido para incluir a distribuição nos Estados Unidos de doze álbuns de catálogo (sem trilhas sonoras), contendo músicas icônicas, gravadas pelo artista entre 1978 e 1996.

A edição física de “Welcome 2 America” ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas os fãs poderão encontrá-lo nas plataformas de streaming (Foto: Divulgação)

Confira a tracklist de Welcome 2 America:

CD 1 (álbum de estúdio)

1. Welcome 2 America
2. Running Game (Son of a Slave Master)
3. Born 2 Die
4. 1000 Light Years From Here
5. Hot Summer
6. Stand Up and B Strong (Cover de Soul Asylum)
7. Check The Record
8. Same Page, Different Book
9. When She Comes
10. 1010 (Rin Tin Tin)
11. Yes
12. One Day We Will All B Free

CD 2 (ao vivo no The Forum, 28 de abril de 2011)

1. Joy In Repetition
2. Brown Skin (Cover de India.Arie)
3. 17 Days
4. Shhh
5. Controversy
6. Tema de “Which Way Is Up” (Cover de Stargard)
7. What Have You Done For Me Lately (Cover de Janet Jackson)
8. Partyman
9. Make You Feel My Love (Cover de Bob Dylan)
10. Misty Blue (Cover de Eddy Arnold)
11. Let’s Go Crazy
12. Delirious
13. 1999
14. Little Red Corvette
15. Purple Rain
16. The Bird (Cover de The Time – composição de Prince)
17. Jungle Love (Cover de The Time – composição de Prince)
18. A Love Bizarre (Cover de Sheila E. – composição de Prince)
19. Kiss
20. Play That Funky Music (Cover de Wild Cherry)
21. Inglewood Swinging (Cover de “Hollywood Swinging”, do Kool & the Gang)
22. Fantastic Voyage (Cover de Lakeside)
23. More Than This (Cover de Roxy Music)

Escrito por Daiv Santos

UBC lança o "Troféu Tradições" e homenageia Anastácia, a "Rainha do Forró"

UBC lança ‘Troféu Tradições’ e homenageia cantora Anastácia

Bad Habits

Taylor Swift dá opinião sobre nova música do Ed Sheeran