Rolou uma discussão entre Íris Stefanelli e Ariadna Arantes no episódio de “No Limite” exibido na Globo na noite da terça-feira, 18 de março. Elas venceram a prova representando a tribo Carcará e, depois disso, começaram uma conversa sobre oportunidades de vida. Íris, então, julgou que Ariadna tenha se prostituído no passado.
“Ontem a Ariadna foi contar um pouco da vida dela, que foi muito difícil, de doer o coração. Hoje, na discussão sobre prostituição, eu disse que tem que se tentar um caminho para a vida menos arriscado”, diz Íris, que ressalta que o mais importante é estudar e prestar concursos. Ariadna não concordou: “Amiga, não julga. Isso é um julgamento”.
Ariadna sentiu na pele o preconceito que uma mulher transexual sofre, tendo portas fechadas no mercado de trabalho e sendo tudo mais difícil por conta da transfobia.
“Eu acho a Íris uma pessoa incrível, mas acho que ela vive um pouco fora da realidade. O fato dela ter tido mais privilégios do que eu, talvez faça com que ela viva em um mundo de fadas e infelizmente essa não é a minha realidade“, falou Ariadna.
Ela explica sua experiência: “Eu colocava currículo daqui, dali. Não tinha segundo grau completo. Não arrumava nada. Você acha que eu fui para onde, para não ser posta para fora de casa? Lá para a esquina de onde eu morava. Eu tive opção? Não tive”.
Íris resolveu rebater a afirmação: “Você teve opção, sim”. Teve retorno: “Não tive. Quando me olhavam com nome de homem e cara de mulher, eu não tive. Você não pode falar uma coisa quando não está dentro da realidade”.
Assista ao vídeo:
Ariadna lembrando a Íris que vivemos em um país transfóbico, onde mulheres trans e travestis não tem oportunidades. #NoLimite pic.twitter.com/f71ffqS9oX
— Ana Flor (@Tdetravesti) May 19, 2021
Íris foi muito criticada
Na internet, as pessoas se posicionaram contra a fala de Íris Stefanelli.
A Íris querendo afirmar a realidade da Ariadna #NoLimite pic.twitter.com/kmxbAiUnEx
— Hina • Wonhonie’s wenee💕 (@Sami_Jelice) May 19, 2021
Quem assistiu #NoLimite hoje presenciou uma cena triste, chocante, absurda, mas, infelizmente, muito comum: a Iris dizer pra Ariadna que ela tinha outra opção que não a prostituição e que ela podia ter “estudado pra um concurso público” ou “passado roupa pra fora”. +
— viuva de gil do vigor (@tabomcaio) May 19, 2021
Achei o comentário da Íris bem infeliz tbm.. ela poderia ter tido mais sensibilidade. Penso como o Zulu: história não tem o que mudar, a gente escuta.
A gente tenta ajudar as pessoas daqui pra frente.. não condenando o passado dela.#NoLimite
— Testemunha de The Chosen 🌵 (@aataldamariana) May 19, 2021
“tem que estudar, prestar concurso”
Solução da iris sobre a prostituição #NoLimite pic.twitter.com/AnRCKcvTnz— ana. (@anasaiprala) May 19, 2021
Equipe de Íris pediu desculpas
Sabendo da repercussão negativa, a equipe de Íris emitiu um comunicado pedindo desculpas.
“Após as cenas veiculadas na edição de hoje do No Limite, viemos a público pedir desculpas a todos que se sentiram ofendidos ou diminuídos com as palavras da Íris. Temos a certeza de que, assim que ela voltar a realidade, e assistir às suas falas, vai se desculpar com todos e buscar se informar sobre essa triste realidade. Íris, assim como muitos de nós, tem muito o que aprender sobre este e outros assuntos“, inicia o comunicado.
“Respeitamos demais a história da Ariadna e temos um carinho muito grande por ela e pela parceria de ambas, como vimos desde o programa de estreia. Íris está longe de ser contra as minorias. Quem a conhece, desde o BBB7, e convive com ela (amigos e familiares), sabe bem do que estamos falando. Que essa experiência traga um grande aprendizado para todos, reflexo da convivência, indo além das provas de resistência e das adversidades do cenário em que vivem durante as gravações“, completa.