Aqui, ali e em todos os “Lugares”… É sob essa perspectiva e norteado pelas suas vivências na cidade grande, sobretudo São Paulo, que NIZZ lançou seu primeiro EP. Nascido na Zona Norte da capital paulistana, ele é um DJ que virou cantor e compositor, e que começa a despontar com seu estilo próprio, batizado de “pop urbano”. Com veia no MPB e grande afeição pelo hip-hop, ele é mais uma aposta da parceria entre o POPline e a Billboard Brasil em iniciativa ao fomento da cena musical preta.
LEIA MAIS:
- POPline e Billboard Brasil se unem para fomentar a música preta
- Afrocidade faz ecoar pela percussão as vivências da periferia e do povo preto
- Anderson Neiff usa do humor e da influência para dar visibilidade ao brega funk
NIZZ deu o pontapé inicial em sua carreira produzindo beats como DJ, sob forte influência do hip-hop. Mais tarde, ficou nítida para ele sua vocação para a música e, então, decidiu por se lançar como cantor e compositor. Seu primeiro single, “Vamo Além”, chegou em dezembro de 2021, embalando o reality show “Rio Shore”, da MTV.
Na sequência, a partir do comecinho de 2022, o artista começou a se aventurar em uma leva de singles que, mais tarde, integrariam seu primeiro EP. As faixas homenageiam bairros e regiões de São Paulo, como é o caso de “Madalena”, “Paraíso”, “Liberdade” e “Bela Vista”, todas entregues no ano passado.
Já em 2023, NIZZ dividiu vocais com Mahmundi no single “Ana Rosa”, também honrando sua cidade natal. A parceria, que também ganhou versão ao vivo, chegou junto ao primeiro compilado do cantor, “Lugares”, em 24 de agosto. O projeto traz 7 músicas.
LEIA MAIS:
- Trio Os Garotin conquista Caetano Veloso e pode ser grande aposta do pop nacional
- Ludmilla defende ação para dar visibilidade a artistas pretos brasileiros
- Quem é Carol Roberto, multiartista que interpretou Alcione em um musical?
Amante da música popular brasileira, NIZZ tem como suas principais referências artistas como Seu Jorge, Paula Lima e Djavan. As influências podem ser sentidas em seu som, que também é marcado por uma produção refinada. Ele tem músicas produzidas pelo trio Los Brasileiros, indicado ao Grammy Latino quatro vezes.
Com seu “pop urbano”, o artista possui a marca de 40,9 mil ouvintes mensais no Spotify. Nesta semana, ele celebrou o montante de 417,1 mil streams conquistados ao longo deste ano na plataforma. “Meu primeiro EP me levou para ‘LUGARES’ inimagináveis e GRATIDÃO é a única palavra que eu tenho pra quem fez e faz parte dessa corrente. 2024 vamos vir + forte, CONFIA!”, celebrou ele nas redes sociais.
POPline e Billboard Brasil se unem para fomentar a música preta
Ao longo deste fim de ano, uma colaboração inédita está em curso entre POPline e Billboard Brasil, dois dos principais catalisadores de música do país, unindo forças para destacar e celebrar artistas negros do cenário musical nacional. A iniciativa não se restringe ao emblemático 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, mas se estende até o fim de 2023. Publicaremos, semanalmente, perfis de artistas em ascensão, em nossas redes sociais.
Num gesto inovador, as redações desses veículos de renome se unem em colaboração para criar uma lista especial com 12 artistas negros. Essa seleção exclusiva será compartilhada nas redes sociais em um formato de carrossel, simbolizando uma colaboração entre os próprios veículos e os artistas destacados. Essa abordagem criativa e visionária busca amplificar e celebrar os talentos negros de maneira autêntica, promovendo uma experiência única de descoberta e reconhecimento.