Já não é de hoje que a falta de representatividade negra na mídia é um assunto debatido por artistas, espectadores, intelectuais, entre outros. Em recente entrevista para a revista britânica i-D, mediada pela rapper JT do grupo City Girls, Nicki Minaj falou sobre essa questão e refletiu sobre sua posição sob os holofotes.
Leia mais:
- Nicki Minaj quebra novo recorde no Spotify com “Super Freaky Girl”
- “Estão morrendo de medo do sucesso da minha música”, dispara Nicki Minaj sobre o Grammy
- Nicki Minaj revela que já definiu uma data para o lançamento de seu quinto álbum
“Sempre houve uma falta de representação para as mulheres negras: assim que você começa a se tornar famosa, você deve a toda a cultura dizer coisas que outras mulheres negras podem repetir para se sentirem bem“, pontuou Nicki Minaj.
Em seguida, ela continuou: “Quando você cresce e só vê pessoas com uma certa aparência nas capas das revistas, nos filmes e na TV, você pode começar a sentir: ‘Eu não sou bom o suficiente?’ Isso vem do desempenho também.”
“Uma vez que você vê o olhar no rosto das pessoas quando elas estão cantando suas letras de volta para você, e a confiança e felicidade que elas estão tendo, faz você querer sempre empoderar as garotas para sentirem: ‘Ei, eu não preciso de um cara para qualquer coisa. Posso colocar minha mente em qualquer coisa que precise fazer, e fazê-lo tão bem quanto os homens sozinhos.’ Exceto para fazer sexo com um pênis, eu não sei sobre isso“, concluiu.
“Se eu nunca mais fizer rap, ainda deixarei esta terra como um ícone”, diz Nicki Minaj
Em outro trecho da entrevista, Nicki Minaj falou sobre a importância de se posicionar e como essa postura pode ser mal compreendida por outras pessoas. “Só porque uma pessoa revida, não significa que ela não tenha medo. Suprimi anos de coisas que eu queria dizer. As pessoas mentiram sobre mim, e eu não respondi. Sempre houve um nível de medo lá porque isso é um negócio“, destacou.
“Este é um trabalho. E da mesma forma que as pessoas das nove às cinco podem perder o emprego e não conseguir pagar suas contas, um artista pode perder o emprego. Eles podem perder seu lugar; eles podem perder seu dinheiro. Então, sempre há alguma reserva lá. Mas decidi que tenho que falar agora“, explica Nicki Minaj.
Leia mais:
- De inspiração a rivais: Nicki Minaj e Latto trocam farpas no Twitter
- Nicki Minaj e Lil Baby estrelam clipe especial para o game “Call of Duty: Modern Warfare II”
- Universidade cria curso sobre Nicki Minaj
Por fim, a rapper concluiu: “Você sabe, eu vejo a comunidade do hip-hop elogiar tantas outras pessoas por falarem por si mesmas, mas por algum motivo eles parecem ter um problema quando eu faço isso. Uma vez que percebi que existe esse duplo padrão, decidi que não dou mais a mínima. A última parte disso é que se eu nunca mais fizer rap, ainda deixarei esta terra como um ícone. Acho que há um pouco menos de medo agora neste ponto da minha carreira porque percebo que meus fãs não vão a lugar nenhum. Eu paguei minhas dívidas.”