in

NextUp Artistas: inicia projeto do Youtube Space que investe em promessas da música brasileira; conheça os selecionados

Divulgação/YouTube Space
Do canto inferior esquerdo para a direita: Cais, Banda Hotelo, Hodari, LaMona Divine, Dan Stump, Julio Secchin, Lucas Boombeat, Nayra Lays, Gavi, Renan Cavolik, Laypold e Luísa e os Alquimistas.

Divulgação/YouTube Space

O projeto provido pelo YouTube Space, o NextUp, iniciou ontem (14) no Rio de Janeiro. Até o dia 18 de outubro, os artistas selecionados estarão em imersão em uma iniciativa que visa alavancar a carreira de novos talentos da música brasileira.

Em sua segunda edição, o NextUp oferece a artistas em início de carreira painéis e workshops com profissionais renomados da indústria

Foram selecionados 12 artistas, entre bandas e cantores solos, de diversas regiões do país, de um total de 1.500 inscrições, um recorde do projeto. Veja aqui no MM mais detalhes de como foram as inscrições.

Durante uma semana, eles passam por uma imersão no local, com conteúdo teórico e workshops de produção. A programação inclui painéis com representantes de gravadoras, empresários, curadores musicais, profissionais de relações públicas e jornalistas.

Na parte prática os participantes farão alguns workshops de produção, passando por edição e se desafiando até com projetos de orçamento da carreira, além de gravar conteúdo para seus canais.

Ao final, todos ganham equipamentos de produção de última geração avaliados em cerca de R$ 8 mil e o acompanhamento de um profissional estratégico do Youtube por três meses.

Hoje (15), o NexUp, em uma parceria com o YouTube Music Night, inclui também dois shows. O primeiro será com Jaloo, às 19h, e, na sequência, às 20h, com a Jade Baraldo.

O conteúdo de ambas as apresentações será disponibilizado posteriormente nos canais dos artistas. 

Além YouTube Space Rio, o único a ter duas edições de NextUp no currículo, reforçando o potencial musical da cidade, apenas o de Mumbai já também sediou um NextUp.

Devido ao sucesso, o projeto tem previsão de ser replicado para outras sedes nos próximos meses.

 

Confira os selecionados para esta edição:

Luísa e os Alquimistas 

Surgiu na cidade de Natal/RN e é liderada pela cantora e compositora potiguar Luisa Nascim. Na estrada desde 2015, o grupo tem se destacado no cenário pop alternativo autoral brasileiro com uma sonoridade autêntica, diversa e envolvente, que mistura Brega, Dub, Dancehall, Soul Music e Música Latina em uma alquimia única.

Desde agosto de 2019 a banda vem executando o plano de divulgação do seu terceiro álbum, Jaguatirica Print.

 

Nayra Lays

Sempre se considerou apaixonada pelas palavras, começando a compor aos 12 anos de idade, cria das rodas de samba no Grajaú, extremo sul de São Paulo.

A música afro-brasileira, mais do que nunca, é o estilo que mais vem despertando interesse em Nayra. 

 

Cais

É um duo de indie/MPB formado por Fábio Lamounier e Peo Tavares. Pianos e sintetizadores são os elementos musicais principais do Cais, que abordam em suas letras e videoclipes a afetividade LGBT.

A principal conquista do duo até agora foi ser indicado como apostas para 2019 pela Deezer e Papel Pop.

 

Renan Cavolik 

Lançou seu primeiro vídeo em 2012 e desde então sabia onde queria chegar.

Influenciado por vários estilos, mas sem abandonar o pop, Renan investe nas canções/clipes autorais tendo a oportunidade de influenciar e dar voz a todos aqueles que não se sentem felizes pelo que são.

 

Lucas Boombeat  

Rap, Hip Hop, Pop. É cria da periferia, negro e homossexual, se intitula um vencedor todos os dias por estar vivo.

E, por isso, acredita que é preciso repassar em forma de música a sua vitória, pois pode ser a vitória do próximo.

 

Gavi

Se define como uma artista inovadora. Largou a carreira de advogada em 2015 e, dsde então, se dedica exclusivamente a música, circulando em harmonia dentro da new soul, R&B, black music em geral, groove.

Seu atual desafio é buscar uma sonoridade inexistente no Brasil, buscando entregar canções que explorem o groove, o coral gospel, o sexy, mas com melodias e letras que não falem apenas de relacionamento a dois.

 

LaMona Divine

É uma multi-artista. Ela é uma drag queen que transita por diversas áreas artísticas, principalmente a música que é a maneira que encontrou para expressar e compartilhar suas lutas diárias.

LaMona já participou de grandes campanhas como a Doritos Rainbow 2019, fez participações nos videoclipes das suas amigas Pabllo Vittar e Glória Groove.

Também participou das gravações no brasil da série norte-americana Sense8. Em julho lançou seu primeiro EP chamado Vênus Digital e atualmente está fazendo shows para divulgar este trabalho.

 

Julio Secchin  

Se nomea como o Rei do Indie Funk, uma fusão entre elementos do funk e da MPB. Sua última música, “Jovem”, tem mais de um milhão de views no Youtube.

Hodari 

Um artista livre, sem medo de expor minha arte, seja na tatuagem, na música e na moda.

 

Laypold

Há pouco mais de um ano lançou o Projeto Sul Acústico, que tem como objetivo apresentar os talentos musicais do sul do pais, batendo mais de dois milhões de views no Youtube.

Banda Hotelo

A missão da banda é distribuir sorrisos, cantar a felicidade e promover o amor sem deixar de lado o bom humor e autenticidade na medida certa.

Desde 2013 traz na bagagem dois discos, dois EPs e seis singles lançados, além de participações em festivais como Planeta Brasil 2019 e NAVE (o festival das Anavitória). O disco Mapa Astral (com participações de Dinho Ouro Preto, Ana Caetano e Vitória Falcão (Anavitória), Atitude 67, Pedro Calais (Lagum), entre outros), lançado no final de 2018, conta com mais de 3 milhões de acessos no Spotify. A banda já tocou no programa Só Toca Top, da TV Globo.

Dan Stump

É um cantor e compositor independente e ativista do Norte do Brasil.

Com cinco anos de carreira, tem a convicção de que tem trilhado o caminho certo, pois consegue viver da própria arte.

 

 

Sobre o YouTube Space Rio

O YouTube Space Rio é um espaço colaborativo disponível para os criadores sem nenhum custo. O local funciona como uma incubadora, oferecendo aos criadores as ferramentas e orientação para que rompam barreiras e desenvolvam experiências inovadoras.

No YouTube Space, YouTubers podem aprender com especialistas da indústria, podem se conectar com outros criadores e também podem usar os equipamentos e estúdios mais modernos para criar vídeos.